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Título: Ensino de geografia e realidade aumentada: ação didática com o uso do aplicativo LandscapAR
Título(s) alternativo(s): Geography and augmented reality teaching: didactic action using the LandscapAR application
Autor(es): Carvalho, Jhonatas Mayke Junkes
Orientador(es): Liao, Tarliz
Palavras-chave: Geografia - Estudo e ensino
Literacia
Realidade aumentada
Aplicativos móveis
Geography - Study and teaching
Literacy
Augmented reality
Mobile apps
Data do documento: 29-Ago-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARVALHO, Jhonatas Mayke Junkes. Ensino de geografia e realidade aumentada: ação didática com o uso do aplicativo LandscapAR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Os avanços tecnológicos transformaram a forma como as pessoas se comunicam e se comportam, na Sociedade da Informação. No ambiente escolar, as relações de ensino e aprendizagem tem se modificado, a atual geração de discentes possui maneiras de ser, agir e pensar diferentes das gerações anteriores. Portanto o modelo de ensino tradicional, encontra dificuldades em acessar e promover uma aprendizagem significativa, aos discentes, que desde muito cedo estão sob influência da cibercultura. Neste sentido há a necessidade de adotar novas condutas pedagógicas, que considerem o atual contexto tecnológico e reconheçam as novas demandas educacionais criadas pela difusão das tecnologias digitais e cibercultura, a fim de proporcionar uma aprendizagem ativa, criativa, interativa, colaborativa, e significativa mediada por tecnologias digitais. A partir desse contexto, o estudo de caso propõe uma ação didático-pedagógica, atividade de apropriação conceitual, numa abordagem tecnológica digital, descreve e faz observações sobre a participação de seu público-alvo(discentes cursistas do primeiro ano do ensino médio).A situação de ensino-aprendizagem busca promover o ensino de Geografia a partir do uso do aplicativo de realidade aumentada LandscapAR, do software social Whatsapp, de smartphones e da web.A proposta traz uma revisão de literatura,apresenta a metodologia, indica os materiais utilizados, temáticas e conceitos da disciplina de Geografia a serem explorados no LandscapAR, bem como faz observações sobre a aplicação da proposta. A organização do estudo considera a informação ubíqua, proporciona a aprendizagem em espaços e em tempos diferentes, para além dos limites físicos da sala de aula, adota o espaço híbrido e faz uso das mídias locativas e da web. Oportuniza o exercício da literacia midiática na expectativa de desenvolver a sabedoria digital, ao favorecer com que os discentes aprendam a aprender e a produzir na linguagem digital. O aplicativo LandscapAR permite que o discente supere as dificuldades de abstração e imaginação das formas do relevo, encontradas a partir da leitura das curvas de nível em um simples cartograma. O aplicativo reconhece essas linhas altimétricas através da câmera do smartphone e gera imagens tridimensionais, que são projetadas no ambiente físico da sala de aula.
Abstract: Technological advances have transformed the way people communicate and behave in the Information Society. In the school environment, the relations of teaching and learning have changed, the current generation of students has different ways of being, acting and thinking than previous generations. Therefore, the traditional teaching model finds it difficult to access and promote meaningful learning for students, who from an early age are under the influence of cyberculture. In this sense, there is a need to adopt new pedagogical conducts, which consider the current technological context and recognize the new educational demands created by the diffusion of digital technologies and cyberculture, in order to provide active, creative, interactive, collaborative, and meaningful learning. Digital technologies.From this context, the case study proposes a didactic-pedagogical action, conceptual appropriation activity, in a digital technological approach, describes and makes observations about the participation of its target audience (first year high school students). The teaching-learning situation seeks to promote the teaching of geography through the use of LandscapAR augmented reality application, Whatsapp social software, smartphones and the web. The proposal brings a literature review, presents the methodology, indicates the materials used, themes and concepts of the Geography discipline to be explored in LandscapAR, as well as makes observations about the application of the proposal. The study organization considers ubiquitous information, provides learning in different spaces and times, beyond the physical boundaries of the classroom, adopts hybrid space and makes use of locative media and the web. It enables the exercise of media literacy in the expectation of developing digital wisdom, by helping students learn to learn and produce in digital language. The LandscapAR application allows the student to overcome the difficulties of abstraction and imagination of relief shapes, found by reading the contours in a simple cartogram. The app recognizes these altimetric lines through the smartphone’s camera and generates three-dimensional images that are projected into the physical environment of the classroom.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19650
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