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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19649
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lemos, Jéssica Jardim da Silva de Lemos | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T20:21:32Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T20:21:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-27 | |
dc.identifier.citation | LEMOS, Jéssica Jargim da Silva de. A gamificação como estratégia para o ensino de literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19649 | - |
dc.description.abstract | The current research aims to highlight the importance of gamification as auxiliar tool for teaching literature, in addition to this, it is provided to teachers a pedagogical allowance só that they can create a proposal of intervention to any problem inside the classroom, the low interest and motivation of students for reading literary texts.Thus, this work proposes the possibility of using gamification as an active methodology in teaching literature in first-year schools and highlights the importance of new technologies in order to add other experiences to the understanding of a literary text. The methodology applied was the bibliography research which consists of making clear theoretical issues regarding teaching literature as well as the use of new technologies. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitores - Reação críticaReader - response criticism | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Literature - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Reader - response criticism | pt_BR |
dc.title | A gamificação como estratégia para o ensino de literatura | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo destacar a importância da gamificação como ferramenta auxiliadora no ensino de literatura, além de fornecer aos docentes subsídio pedagógico para elaboração de uma proposta de intervenção acerca de um problema recorrente nas salas de aula, o pouco interesse e motivação pela leitura de textos literários por grande parte dos alunos. Este trabalho propõe a possibilidade de utilização da gamificação como metodologia ativa no ensino de literatura na educação básica e destaca a importância das novas tecnologias de modo a acrescentar outras experiências de apreensão do texto literário. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que consiste, em esclarecer discussões teóricas a respeito da leitura voltada para o ensino de literatura, bem como do emprego de novas tecnologias. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Flietaz, Mara Rejane Proença | |
dc.contributor.referee1 | Filietaz, Marta Rejane Proença | |
dc.contributor.referee2 | Bridi, Jamile Cristina Ajub | |
dc.contributor.referee3 | Andrade, Zinara Marcet de | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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