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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19649
Título: | A gamificação como estratégia para o ensino de literatura |
Autor(es): | Lemos, Jéssica Jardim da Silva de Lemos |
Orientador(es): | Flietaz, Mara Rejane Proença |
Palavras-chave: | Jogos educativos Literatura - Estudo e ensino Leitura Leitores - Reação críticaReader - response criticism Educational games Literature - Study and teaching Reading Reader - response criticism |
Data do documento: | 27-Set-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LEMOS, Jéssica Jargim da Silva de. A gamificação como estratégia para o ensino de literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo destacar a importância da gamificação como ferramenta auxiliadora no ensino de literatura, além de fornecer aos docentes subsídio pedagógico para elaboração de uma proposta de intervenção acerca de um problema recorrente nas salas de aula, o pouco interesse e motivação pela leitura de textos literários por grande parte dos alunos. Este trabalho propõe a possibilidade de utilização da gamificação como metodologia ativa no ensino de literatura na educação básica e destaca a importância das novas tecnologias de modo a acrescentar outras experiências de apreensão do texto literário. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que consiste, em esclarecer discussões teóricas a respeito da leitura voltada para o ensino de literatura, bem como do emprego de novas tecnologias. |
Abstract: | The current research aims to highlight the importance of gamification as auxiliar tool for teaching literature, in addition to this, it is provided to teachers a pedagogical allowance só that they can create a proposal of intervention to any problem inside the classroom, the low interest and motivation of students for reading literary texts.Thus, this work proposes the possibility of using gamification as an active methodology in teaching literature in first-year schools and highlights the importance of new technologies in order to add other experiences to the understanding of a literary text. The methodology applied was the bibliography research which consists of making clear theoretical issues regarding teaching literature as well as the use of new technologies. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19649 |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
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