Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19648
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Alexandre do | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T20:21:31Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T20:21:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-29 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Alexandre do. Design + recursos educacionais abertos: proposta para uma formação docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19648 | - |
dc.description.abstract | The development of teaching materials is a complex activity that aims at the production of a work routine, the creation of a product and an evaluation of use. Similarly, a problem arises in the creation of Open Educational resources. (OER), which configure educational products that are licensed under their community use (use, adaptation, copying, distribution, and generation of derivative works) without the permission of the intellectual author by the developer. Thematic design as a technique for the creation of visual drawings, can be a contribution to the education of a particular theme. Other factors allow the articulation of theoretical teaching with the development of educational products and also the possibility of building pedagogical experiences (means of interactive materials, multimedia, aesthetic appeal, among others). The designation is then designed to develop and distribute a collection of OER on the design skills and competencies required for OER development. For design the educational method for interdisciplinary design as the Instructional, Educational and Pedagogical design, phillance having a standard element, the analysis of educational needs, the content and printing with an educational practice. The REA series application is a classroom training course, where a qualitative teaching methodology is used to learn the material as a pedagogical practice of the instructor and the learning. of the students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Desenho (Projetos) - Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Design - Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | pt_BR |
dc.title | Design + recursos educacionais abertos: proposta para uma formação docente | pt_BR |
dc.title.alternative | Design + open educational resources: a proposal for teacher qualification | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O desenvolvimento de materiais didáticos é uma atividade complexa que nem sempre faz parte da rotina de docentes, ao passo que necessita, de forma geral, de: pesquisa, planejamento de conteúdo, elaboração visual do produto e avaliação de uso. A falta desta prática pode ser compreendida pela rotina de docência, o uso massivo de apostilas, uma rasa formação inicial e continuada acerca do assunto e falta de domínio em ferramentas de desenvolvimento gráfico. De forma semelhante, a problemática se verifica na criação de Recursos Educacionais Abertos (REA), que se configuram como artefatos educacionais que estão submetidos a um licenciamento que condiciona seu uso pela comunidade (uso, adaptação, copia, distribuição e geração de obras derivadas) sem que haja a perca da autoralidade pelo desenvolvedor. Tendo em vista tal contexto, o Design como área técnica ligada a criação de projetos visuais, pode contribuir para a Educação ao passo que, entre outros fatores, permite articular o discurso teórico com o desenvolvimento dos produtos educacionais e também possibilita a construção de experiências pedagógicas significativas (por meio de materiais interativos, multimidiáticos, de apelo estético, entre outros). Então, este projeto destina-se a desenvolver e distribuir uma coleção de REA acerca das habilidades e competências em Design necessárias para se desenvolver REA. Para a criação dos materiais é empregado metodologias projetuais interdisciplinares como o Design Instrucional, Educacional e Pedagógico, permitindo assim estabelecer: critérios de produção, análise das necessidades educacionais, organização dos conteúdos e conexão com a prática educacional. A aplicação da coleção de REA acontece na forma de uma oficina de oito horas para um curso de licenciatura em Química, onde utiliza-se de uma metodologia de caráter qualitativo para se analisar a eficiência do material, como impacta a prática pedagógica do instrutor e o aprendizado dos estudantes. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Liao, Tarliz | |
dc.contributor.referee1 | Liao, Tarliz | |
dc.contributor.referee2 | Dalt, Silvana da | |
dc.contributor.referee3 | Garcez, Mônica Regina | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_I_2019_01.pdf | 3,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.