Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19643
Título: | Possibilidades que se abrem para ensino de matemática mediado por tecnologias digitais móveis |
Título(s) alternativo(s): | Possibilities that open for mathematics teaching mediated by digital mobile technologies |
Autor(es): | Obata, Joice Yuko |
Orientador(es): | Mocrosky, Luciane Ferreira |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Fenomenologia Aplicativos móveis Pesquisa qualitativa Mathematics - Study and teaching Fenomenologia Mobile apps Qualitative research |
Data do documento: | 25-Set-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OBATA, Joice Yuko. Possibilidades que se abrem para ensino de matemática mediado por tecnologias digitais móveis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar artigos científicos que tem por tema o ensino de Matemática mediado pelas tecnologias móveis buscando descrever que possibilidades se abrem para o ensino de Matemática com elas. Para tanto, buscouse realizar uma pesquisa de revisão bibliográfica, tendo como material de análise, artigos de periódicos de Educação Matemática que se encontravam depositados para consulta pública. A pesquisa foi norteada pela interrogação: “Que possibilidades que se abrem para o ensino de Matemática com as tecnologias digitais móveis de acordo com os artigos científicos?”. Justifica-se a pesquisa pelo apelo do potencial que as Tecnologias Móveis Digitais (TDM) oferecem aliadas ao ensino e pelas poucas pesquisas existentes na academia, que evidencia o pouco uso desse recurso no ensino de Matemática. Para tanto, o trabalho pautou-se em aspectos da pesquisa fenomenológica, dentro da pesquisa qualitativa. Desse modo, observa-se que a análise permitiu levantar três grandes ideias nucleares que compõe compreensões acerca da interrogação diretriz a saber: “1. Possibilidades de inovação da metodologia de ensino e de novas práticas pedagógicas”; “2.Possibilidades de aprofundar e de ampliar conteúdos matemáticos que não seriam possíveis sem as TDM”; e “3. Possibilidades de mudanças de percepção dos alunos para aprender Matemática”. |
Abstract: | The present work aimed to analyze scientific articles that have as their theme the teaching of mathematics mediated by mobile technologies, pursuing to describe what possibilities open for the teaching of mathematics with them. To this end, we sought to conduct a literature review research, having as analysis material articles from Mathematical Education journals that were deposited for public consultation. The research was guided by the inquiry: “What possibilities open for the teaching of mathematics with mobile digital technologies according to scientific articles?”. The research is justified by the appeal of the potential that Digital Mobile Technologies (TDM) offer allied to teaching and the few existing researches in academia, which shows the little use of this resource in mathematics teaching. Therefore, the work was based on aspects of phenomenological research, within the qualitative research.Thus, it is observed that the analysis allowed us to raise three major core ideas that make up understandings about the guiding question namely: “1. Possibilities for innovation of teaching methodology and new pedagogical practices”; “2. Possibilities to deepen and expand mathematical content that would not be possible without TDM”; and “3. Possibilities for changes in students’ perception of learning mathematics”. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19643 |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_I_2019_28.pdf | 652,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.