Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKawahara, Samuel
dc.date.accessioned2020-11-23T20:21:20Z-
dc.date.available2020-11-23T20:21:20Z-
dc.date.issued2019-09-30
dc.identifier.citationKAWAHARA, Samuel.O uso de blocos de Lego: uma proposta para a construção de conhecimentos históricos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19639-
dc.description.abstractThis paper seeks to insert in the academic and educational world a proposal with the use of the “Lego toy-game” as an educational methodology. For this, it aims to research possible alternatives, to propose the following problem: How to make high school students can visualize an event or historical scene, building knowledge in a playful way, using Lego? The objectives of this paper are to reach a deeper level of understanding of the historical content, events, facts and particular elements of history, to promote the class discussion of historical content, to stimulate students’ social interaction and to use Lego in a playful way, for the construction of knowledge. For this, the study seeks to show through the analysis of the book “Building a better business using the Lego Serious Play Method”, steps and processes in the construction of knowledge through the toy. Thus, the methodology used will be qualitative and exploratory, seeking to investigate, analyze and understand the very methodology exposed in the book about Lego toys, the case study narratives of the application of these resources in various sócio-educational environments and the author’s experience on the various Legos models that can be used in the classroom in the History discipline. At the end of this work it is possible to verify the results of the application of this educational methodology through the case studies researched and to raise the positive and negative points.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectLEGO (Brinquedo)pt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectLEGO toyspt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingpt_BR
dc.titleO uso de blocos de Lego:uma proposta para a construção de conhecimentos históricospt_BR
dc.title.alternativeThe use of Lego blocks:a proposal for building historical knowledgept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho, procura inserir no mundo acadêmico e educacional uma proposta com o uso do “Brinquedo-jogo Lego” como uma metodologia educacional. Para isso, visa pesquisar alternativas possíveis, para propor o seguinte problema:Como fazer com que os alunos do Ensino Médio consigam visualizar um acontecimento ou cena histórica, construindo o conhecimento de forma lúdica,com o uso de Lego? Como objetivos deste trabalho espera-se alcançar um nível mais profundo de compreensão do conteúdo histórico, dos acontecimentos, fatos e elementos particulares da História, promover a discussão em classe do conteúdo histórico, estimular a interação social dos estudantes e utilizar de forma lúdica o Lego, para a construção do conhecimento. Para isso, o estudo procura mostrar através da análise do livro “Construindo um negócio melhor com a utlização do Método Lego Serious Play”, etapas e processos na construção do conhecimento, através do brinquedo. Assim sendo, a metodologia utilizada será qualitativa e exploratória, procurando investigar, analisar e compreender a própria metodologia exposta no livro sobre os brinquedos Lego, as narrativas dos estudos de caso da aplicação destes recursos em vários ambientes sócio-educacional e experiência do autor sobre os diversos modelos Legos possíveis de ser usados, em sala de aula, na disciplina de História.Ao término deste trabalho é possível verificar os resultados da aplicação desta metodologia educacional através dos estudos de caso pesquisados e levantar os pontos positivos e negativos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Patrícia Fernanda da
dc.contributor.referee1Silva, Patrícia Fernanda da
dc.contributor.referee2Kühn, Igor
dc.contributor.referee3Rocha, Flávia Sucheck Mateus da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_42.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.