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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPecharki, Micheli
dc.date.accessioned2020-11-23T20:21:16Z-
dc.date.available2020-11-23T20:21:16Z-
dc.date.issued2019-09-11
dc.identifier.citationPECHARKI, Micheli. A utilização do software educacional Hot Potatoes para a construção de objetos de aprendizagem que integram as descobertas das mulheres na ciência e tecnologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19636-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMulheres na ciênciapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectApplication softwarept_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectWomen in sciencept_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleA utilização do software educacional Hot Potatoes para a construção de objetos de aprendizagem que integram as descobertas das mulheres na ciência e tecnologiapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO uso de softwares educacionais constitui uma importante estratégia para que o professor possa desenvolver uma aula mais interativa com os alunos, o que contribui para que os processos de ensino e aprendizagem possam ser significativos. No que tange o ensino de Ciências, um problema citado pela literatura e que existe em muitos materiais didáticos, é a invisibilidade das mulheres cientistas. Além disso, grande parte dos alunos consideram a profissão de cientista como masculina. Desta forma, faz-se necessário que o professor promova atividades mais significativas para tratar deste assunto em sala de aula e, assim, contribuir para o rompimento deste estereótipo. No entanto, muitos professores não têm a familiaridade necessária para trabalhar com as tecnologias em sala de aula. A proposta deste trabalho é apresentar objetos de aprendizagem construídos com o software educacional de autoria Hot Potatoes. Foram criados três objetos de aprendizagem em consonância com conteúdos da base Nacional Comum Curricular, sendo que cada um deles abordou descobertas de cientistas de diferentes áreas do conhecimento. Conclui-se que o software favorece a atuação do aluno como sujeito da aprendizagem e, por ser de fácil utilização, possibilita a inserção da tecnologia no ambiente escolar.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Motta, Marcelo Souza
dc.contributor.referee1Motta, Marcelo Souza
dc.contributor.referee2Rocha, Flávia Sucheck Mateus da
dc.contributor.referee3Nesi, Taniele Loss
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

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