Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19636
Título: | A utilização do software educacional Hot Potatoes para a construção de objetos de aprendizagem que integram as descobertas das mulheres na ciência e tecnologia |
Autor(es): | Pecharki, Micheli |
Orientador(es): | Motta, Marcelo Souza |
Palavras-chave: | Software de aplicação Tecnologia educacional Mulheres na ciência Ciência - Estudo e ensino Application software Educational technology Women in science Science - Study and teaching |
Data do documento: | 11-Set-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | PECHARKI, Micheli. A utilização do software educacional Hot Potatoes para a construção de objetos de aprendizagem que integram as descobertas das mulheres na ciência e tecnologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | O uso de softwares educacionais constitui uma importante estratégia para que o professor possa desenvolver uma aula mais interativa com os alunos, o que contribui para que os processos de ensino e aprendizagem possam ser significativos. No que tange o ensino de Ciências, um problema citado pela literatura e que existe em muitos materiais didáticos, é a invisibilidade das mulheres cientistas. Além disso, grande parte dos alunos consideram a profissão de cientista como masculina. Desta forma, faz-se necessário que o professor promova atividades mais significativas para tratar deste assunto em sala de aula e, assim, contribuir para o rompimento deste estereótipo. No entanto, muitos professores não têm a familiaridade necessária para trabalhar com as tecnologias em sala de aula. A proposta deste trabalho é apresentar objetos de aprendizagem construídos com o software educacional de autoria Hot Potatoes. Foram criados três objetos de aprendizagem em consonância com conteúdos da base Nacional Comum Curricular, sendo que cada um deles abordou descobertas de cientistas de diferentes áreas do conhecimento. Conclui-se que o software favorece a atuação do aluno como sujeito da aprendizagem e, por ser de fácil utilização, possibilita a inserção da tecnologia no ambiente escolar. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19636 |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_I_2019_40.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.