Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19635
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos e Santos, Melinda dos | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T20:21:15Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T20:21:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-27 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Melinda. Rede social no ensino não formal: potencializando aprendizagens. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19635 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze how the use of digital information and communication technologies can enhance learning in non-formal education. For this, it is necessary to search through the social network, Facebook, as a pedagogical resource in the sócio-educational workshops that take place in a Civil Society Organization (CSO).Thus, the study was structured in bibliographic research and field research, having exploratory and descriptive character in a qualitative or phenomenological way, performed as a form of action research in which there is intervention. To support qualitative and bibliographic research, authors such as Gamboa (2003), Thiollent (1998), Minayo (2004), Bardin (1977), among others. From the data analyzed with the content analysis method, it was found that digital information and communication technologies are capable of enhancing learning in non-formal education, even if the target audience had no problems with the use of digital technologies. The data showed that the main learning potential was technological, expressing the appreciation of digital technologies over the examined contents, serving as a warning about the need for practices with the use of digital information and communication technologies in the field of non-formal education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Education - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Non-formal education | pt_BR |
dc.subject | Information and Communication Technology | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Social networks | pt_BR |
dc.title | Rede social no ensino não formal: potencializando aprendizagens | pt_BR |
dc.title.alternative | Social network in non-formal reaching: wnhancing learning | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo analisar como o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação podem potencializar a aprendizagem na educação não formal. Para tal faz-se necessário investigarpor meioda rede social, Facebook, como recurso pedagógico nas oficinas socioeducativas que acontecem em uma Organização da Sociedade Civil (OSC).Assim, o estudo foi estruturado em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo possuindo caráter exploratório e descritivo de forma qualitativa ou fenomenológica, realizada como forma de pesquisa-ação em que há intervenção.Para dar suporte à pesquisa qualitativa e bibliográfica, utilizaramse autores comoGamboa (2003), Thiollent (1998), Minayo (2004), Bardin (1977), entre outros. A partir dos dados analisados com o método de análise de conteúdo,foi constatado que as tecnologias digitais de informação e comunicação são capazes de potencializar a aprendizagem no ensino não formal, mesmo que o público-alvo não tenha destrezas nativas no uso das tecnologias digitais. Os dados mostram que a principal aprendizagem potencializada foi tecnológica, sendo expresso a valorização das tecnologias digitais acima dos conteúdos abordados, servindo como um alerta sobre a necessidade de práticas com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no campo da educação não formal. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Filietaz, Marta Rejane Proença | |
dc.contributor.referee1 | Filietaz, Marta Rejane Proença | |
dc.contributor.referee2 | Bridi, Jamile Cristina Ajub | |
dc.contributor.referee3 | Witkoski, Silvia Andreis | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_I_2019_39.pdf | 636,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.