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Título: Realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática
Autor(es): Baggio, Mariane Mirian
Orientador(es): Silva, Patrícia Fernanda da
Palavras-chave: Mídia digital
Literacia
Realidade aumentada
Química - Estudo e ensino
Digital media
Literacy
Augmented reality
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 18-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BAGGIO, Mariane Mirian. Realidade aumentada no ensino de química orgânica para auxiliar na aquisição da literacia midiática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A presente pesquisa bibliográfica tem como objetivo investigar a aquisição da literacia midiática, nos estudantes do Ensino Médio, por meio da realidade aumentada, em dispositivos móveis, no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química. Como percursos metodológicos foram consultados livros, artigos e teses para definir e associar os termos mídias, cultura midiática e literacia midiática, tendo como principais referências Lévy (1999), O’Reylli (2005), Martino (2015), Resende (2016) e Ferreira (2017). Estes autores contemplaram os conceitos e uso das mídias, na sociedade, no contexto escolar, bem como o poder de transformação social dos meios de informação e a necessidade da literacia midiática para enfrentar os desafios e evitar os perigos da Web 2.0 Buscou-se levantar as características da realidade aumentada conforme os autores Tori, Kirner e Siscouto (2006) em conjunto com os estudos mais atuais de Queiroz, Oliveira e Resende (2015), que contribuem para a aquisição de competências midiáticas. Os resultados deste estudo bibliográfico apuraram que a realidade aumentada é uma ferramenta producente para o ensino de Química, que possibilitou aos alunos tornarem-se mais ativos e cooperativos no processo de aprendizagem, além de ressignificar a maneira de consumir e produzir informações, em uma forma de linguagem diferente da verbal.
Abstract: This present bibliographical study has as a propose investigate the acquisition of media literacy, in high school students, through augmented reality, in mobile devices, in the teaching-learning process of the Chemistry discipline. As methodological parths were consulted books, articles and theses to define and associate the terms media, media culture and media literacy, having as main references Lévy (1999), O’Reylli (2005), Martino (2015), Resende (2016) and Ferreira (2017). These authors contemplated the concepts and the use of media, in society, in the school context, as well as the power of social transformation of the media and the necessity of media literacy to face the challenges and avoid the dangers of Web 2.0. It was sought to raise the characteristics of augmented reality according to the authors Tori, Kirner e Siscouto (2006) together with the most current studies of Queiroz, Oliveira e Resende (2015), whitch contribute to the acquisition of media skills. The results of this bibliographical research showed that the augmented reality is a productive tool for the Chemistry teaching, which enabled students to be more active and cooperative in the learning process, as well as to resignify the way of consuming and producing information, in a different language form of the verbal.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19633
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