Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19630
Título: | A utilização combinada do aplicativo Quiz tabela periódica com o software Hot Potatoes no estudo da classificação periódica dos elementos químicos |
Título(s) alternativo(s): | The combined use of the Quiz application periodic table with the Hot Potatoes software in the study of the periodic classification of chemical elements |
Autor(es): | Janke, Leonir Cleomar |
Orientador(es): | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino Tabela periódica dos elementos químicos Software de aplicação Aplicativos móveis Chemistry - Study and teaching Periodic law Application software Mobile apps |
Data do documento: | 30-Set-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | JANKE, Leonir Cleomar. A utilização combinada do aplicativo Quiz tabela periódica com o software Hot Potatoes no estudo da classificação periódica dos elementos químicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | O tema da pesquisa é o uso da gamificação para a aprendizagem de Química no Ensino Médio de uma escola pública. A questão da nossa investigação é: Como o uso da Gamificação e do Hot Potatoes pode constituir uma estratégia pedagógica de aprendizagem e simultaneamente de motivação para as aulas. O nosso objetivo foi de melhorar o interesse e a aprendizagem significativa dos alunos usando a gamificação de um conteúdo. Do ponto de vista da abordagem está é uma pesquisa qualitativa; de acordo com os objetivos é uma pesquisa-ação com a participação de alunos do 1° Ano do no Ensino Médio de uma escola pública. Quiz Tabela Periódica foi jogado a partir do telefone ou smartphone dos próprios alunos e as atividades no Hot Potatoes foram realizadas no laboratório de informática da escola. Através da análise da pontuação alcançado pelos alunos podemos concluir que o jogo Quiz Tabela periódica associada ao software Hot Potatoes estimula o desenvolvimento cognitivo, auxiliando na criação de estratégias para a solução de problemas. |
Abstract: | The theme of the research is the use of gamification for the learning of chemistry with students of the 1st year of high school in a public school. The question of our investigation is how the use of Gamification and Hot Potatoes can constitute a pedagogical strategy of learning and simultaneously of motivation for the classes? Our goal was to improve students’ interest and meaningful learning by using content profiling. We identified the importance of students’ autonomy and cooperation in building the fundamentals of Chemistry. From the point of view of the approach is a qualitative research; according to the objectives is an action research with the selfevaluative feature being that the modifications will be continuously evaluated by the participants. Quiz Periodic Table was played by students on their own cell phone or smartphone and the activities in the Hot Potatoes were carried out in the school’s computer lab. According to the results of this research, we can conclude that the Quiz Periodic Table game associated with the Hot Potatoes software stimulates the cognitive development, suporting the creation of strategies for problem solution. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19630 |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_I_2019_33.pdf | 750,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.