Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19628
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cordeiro, Kelly Cristine | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T20:21:09Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T20:21:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-27 | |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Kelly Cristine. O uso de recursos educacionais abertos na formação de professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19628 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to map research on the use of Open Educational Resources (OER) in teacher education for the completion of Specialization in Innovation and Technologies in Education, Qualification in Digital Methodologies in Education. The discipline of “Digital Curation and Open Educational Resources” aroused interest due to the theme. The research aims to identify and analyze studies that investigate the use of Open Educational Resources in teacher education. The bibliographic survey was conducted in Google Scholar, considering the initial training in undergraduate courses, such as Pedagogy, or continuing education of teachers of basic education.In this context, the guiding question of this research is: How are Open Educational Resources being used for teacher education? It is through this bibliographical research, of qualitative-exploratory nature, that we seek to achieve the presented objectives, and in the research the descriptors were associated “the use of open educational resources” and “teacher education”, which resulted in 70 articles, Three articles were selected, whose analysis considered their themes, objectives, methodologies and results. As a result of these analyzes, it was found that the use of OER can be an alternative, has its potential, but a minimum structure is required to show teachers the options available for its use. It was also indicated that this use of OER opens possibilities for new practices and new research proposals regarding the use of Open Educational Resources in teacher education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.subject | Information and Communication Technology | pt_BR |
dc.title | O uso de recursos educacionais abertos na formação de professores | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of open rducational resources in teacher training | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objeto o mapeamento de pesquisas sobre o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) na formação docente para a finalização da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação, Habilitação em Metodologias Digitais na Educação. A disciplina de “Curadoria Digital e Recursos Educacionais Abertos” despertou interesse devido a temática. Os objetivos da pesquisa são identificar e analisar os estudos que investigam o uso de Recursos Educacionais Abertos na formação de professores. O levantamento bibliográfico foi realizado no Google Acadêmico, considerando a formação inicial em cursos de licenciatura, como a Pedagogia, ou formação continuada de professores da educação básica. Nesse contexto, a questão norteadora dessa pesquisa é: como os Recursos Educacionais Abertos estão sendo utilizados para a formação de professores? É através desta pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativoexploratória, que se busca alcançar os objetivos apresentados, sendo que na pesquisa associaram-se os descritores “o uso de recursos educacionais abertos” e “formação de professores”, o que resultou 70 artigos, dos quais se chegou à seleção de três artigos, cuja análise considerou, suas temáticas, objetivos, metodologias e resultados obtidos. Como resultado dessas análises, verificou-se que a utilização do REA pode ser uma alternativa, tem sua potencialidade, mas é necessária uma estrutura mínima para mostrar aos professores as opções disponibilizadas pelo seu uso. Indicou-se ainda que essa utilização de REA abre possibilidade para novas práticas e novas propostas de pesquisas quanto ao uso de Recursos Educacionais Abertos na formação de professores. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | |
dc.contributor.referee1 | Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo | |
dc.contributor.referee2 | Filietaz, Marta Rejane de Proença | |
dc.contributor.referee3 | Kliger, Dominique | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Inovação e Tecnologias na Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_INTEDUC_I_2019_31.pdf | 278,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.