Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCordeiro, Kelly Cristine
dc.date.accessioned2020-11-23T20:21:09Z-
dc.date.available2020-11-23T20:21:09Z-
dc.date.issued2019-09-27
dc.identifier.citationCORDEIRO, Kelly Cristine. O uso de recursos educacionais abertos na formação de professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19628-
dc.description.abstractThis paper aims to map research on the use of Open Educational Resources (OER) in teacher education for the completion of Specialization in Innovation and Technologies in Education, Qualification in Digital Methodologies in Education. The discipline of “Digital Curation and Open Educational Resources” aroused interest due to the theme. The research aims to identify and analyze studies that investigate the use of Open Educational Resources in teacher education. The bibliographic survey was conducted in Google Scholar, considering the initial training in undergraduate courses, such as Pedagogy, or continuing education of teachers of basic education.In this context, the guiding question of this research is: How are Open Educational Resources being used for teacher education? It is through this bibliographical research, of qualitative-exploratory nature, that we seek to achieve the presented objectives, and in the research the descriptors were associated “the use of open educational resources” and “teacher education”, which resulted in 70 articles, Three articles were selected, whose analysis considered their themes, objectives, methodologies and results. As a result of these analyzes, it was found that the use of OER can be an alternative, has its potential, but a minimum structure is required to show teachers the options available for its use. It was also indicated that this use of OER opens possibilities for new practices and new research proposals regarding the use of Open Educational Resources in teacher education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologypt_BR
dc.titleO uso de recursos educacionais abertos na formação de professorespt_BR
dc.title.alternativeThe use of open rducational resources in teacher trainingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objeto o mapeamento de pesquisas sobre o uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) na formação docente para a finalização da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação, Habilitação em Metodologias Digitais na Educação. A disciplina de “Curadoria Digital e Recursos Educacionais Abertos” despertou interesse devido a temática. Os objetivos da pesquisa são identificar e analisar os estudos que investigam o uso de Recursos Educacionais Abertos na formação de professores. O levantamento bibliográfico foi realizado no Google Acadêmico, considerando a formação inicial em cursos de licenciatura, como a Pedagogia, ou formação continuada de professores da educação básica. Nesse contexto, a questão norteadora dessa pesquisa é: como os Recursos Educacionais Abertos estão sendo utilizados para a formação de professores? É através desta pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativoexploratória, que se busca alcançar os objetivos apresentados, sendo que na pesquisa associaram-se os descritores “o uso de recursos educacionais abertos” e “formação de professores”, o que resultou 70 artigos, dos quais se chegou à seleção de três artigos, cuja análise considerou, suas temáticas, objetivos, metodologias e resultados obtidos. Como resultado dessas análises, verificou-se que a utilização do REA pode ser uma alternativa, tem sua potencialidade, mas é necessária uma estrutura mínima para mostrar aos professores as opções disponibilizadas pelo seu uso. Indicou-se ainda que essa utilização de REA abre possibilidade para novas práticas e novas propostas de pesquisas quanto ao uso de Recursos Educacionais Abertos na formação de professores.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.contributor.referee1Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
dc.contributor.referee2Filietaz, Marta Rejane de Proença
dc.contributor.referee3Kliger, Dominique
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_31.pdf278,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.