Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19624
Título: A história da Revolução Francesa em sala de aula: uma experiência metodológica com curadoria digital, Google classroom e atividades gamificadas
Autor(es): Arruda, Douglas Gasparin
Orientador(es): Dantas, Sérgio Carrazedo
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação
Jogos educativos
Curadoria
História - Estudo e ensino
Information and Communication Technology
Educational games
Curatorship
History - Study and teaching
Data do documento: 26-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ARRUDA, Douglas Gasparin. A história da Revolução Francesa em sala de aula: uma experiência metodológica com curadoria digital, Google classroom e atividades gamificadas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é compreender as potencialidades do uso de recursos da Curadoria Digital, da sala de aula invertida e da gamificação no processo de ensino e aprendizagem de alunos de Ensino Fundamental e Médio. A monografia a seguir está dividida em cinco partes: 1) introdução, 2) contextualização, 3) aspectos teóricometodológicos, 4) desenvolvimento, onde serão apresentados os relatos da aplicação das atividades propostas, bem como uma análise crítica dessas experiências metodológicas, e, por fim, 5) considerações finais. Nessa prática didática aqui relatada, deixei que os alunos do 8° ano tivessem todo o processo de estudo dos conteúdos sobre a Revolução Francesa através dos materiais disponíveis na plataforma Google Classroom. Enquanto objetivo específico, tentei auxiliar os alunos do Ensino Médio a desenvolverem uma Curadoria Digital e uma atividade gamificada na plataforma Google Classroom, a ser analisada/estudada por alunos do 8° ano do Ensino Fundamental.
Abstract: The objective of this research is to understand the potentialities of the use of digital curatorship resources, the flipped classroom and gamification in the teaching and learning process of elementary and high school students. The following monograph is divided into five parts: 1) introduction, 2) contextualization, 3) theoretical and methodological aspects, 4) development, where reports on the application of the proposed activities will be presented, as well as a critical analysis of these methodological experiences, and 5) final considerations. In this didactic practice reported here, I let 8th grade students have the whole process of studying French Revolution content through the materials available on the Google Classroom platform. As a specific goal, I tried to help high school students develop a Digital Curation and gamified activity on the Google Classroom platform, to be analyzed / studied by 8th grade students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19624
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_17.pdf5,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.