Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19621
Título: O uso do jogo empresarial Simulare no curso de engenharia de produção
Título(s) alternativo(s): The use of Simulare business game at the production engineering course
Autor(es): Silva, Daniel Gomes da
Orientador(es): Kucharski, Marcus Vinicius Santos
Palavras-chave: Jogos de empresas
Jogos educativos
Tecnologia
Management games
Educational games
Tecnology
Data do documento: 30-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Daniel Gomes da. O uso do jogo empresarial Simulare no curso de engenharia de produção. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o uso de um simulador de empresas utilizado em uma turma de Engenharia de Produção para auxiliar no aprendizado do gerenciamento de uma empresa. Para isso foi utilizado um jogo de empresa, o SIMULARE, como ferramenta de apoio, que reproduz um cenário de produção de materiais a serem confeccionados e distribuídos no mercado, com a sua devida crítica de acordo com o cenário atual. A pesquisa qualitativa foi realizada com uma turma de último ano de Engenharia de Produção de uma instituição privada de educação superior, na disciplina Estratégia da Produção, no modulo presencial. Para alcançar o resultado esperado, foi analisado o funcionamento do jogo e observado como a professora o aplicou na disciplina. No final, foi realizado um questionário com os alunos e com a professora para saber as dificuldades e a percepção prevalente diante do uso do jogo que simula a realidade em sala de aula. A pesquisa demonstrou que com esta prática se podem constatar as adversidades de um profissional do ramo, permitindo rever conceitos e matérias trabalhadas no curso, com competitividade e dinamismo, uma vez que a forma como se ensina vem passado por transformações com o decorrer dos anos e com a chegada de elementos que auxiliam a educação. Com as tecnologias digitais como meios auxiliares de aprendizagem, surgiu a necessidade de reformular as metodologias, inovando-as para tornar as aulas mais produtivas, interessantes e atrativas para o aluno.
Abstract: The present work aims to demonstrate the use of a business simulator used in a Production Engineering class to assist in learning the management of a company. For this, a company game, SIMULARE, was used as a support tool, which reproduces a scenario of production of materials to be made and distributed in the market, with its due criticism according to the current scenario. The qualitative research was carried out with a last year Production Engineering class from a private institution of higher education, in the Production Strategy discipline, in the classroom module. To achieve the expected result, the game's functioning was analyzed and observed as the teacher applied it in the discipline. At the end, a questionnaire was conducted with the students and the teacher to know the difficulties and the prevailing perception regarding the use of the game that simulates reality in the classroom. The research has shown that with this practice one can see the adversities of a professional in the field, allowing to review concepts and subjects worked in the course, with competitiveness and dynamism, since the way it is taught has undergone changes over the years and with the arrival of elements that help education. With digital technologies as learning aids, the need arose to reformulate the methodologies, innovating them to make the classes more productive, interesting and attractive for the student.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19621
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_13.pdf829,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.