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Título: Implementação da metodologia cost deployment: estudo de caso em uma empresa do segmento de caminhões
Autor(es): Bucaneve, Fabrizio
Orientador(es): Nascimento, Thiago Cavalcante
Palavras-chave: Produção enxuta
Controle de perdas
Controle de custo
Processos de fabricação
Lean manufacturing
Loss control
Cost control
Manufacturing processes
Data do documento: 30-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BUCANEVE, Fabrizio. Implementação da metodologia cost deployment: estudo de caso em uma empresa do segmento de caminhões. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: No atual cenário econômico que o Brasil está atravessando, onde não é somente a concorrência que gera a necessidade para produzir com alta qualidade e com custo competitivo, mas principalmente pela baixa demanda que afeta diretamente os custos, é fundamental que as empresas adotem alternativas para aumentar a rentabilidade. Sabe-se que uma importante parte dos custos de produção é gerada por perdas e desperdício, ou seja, gastos anormais que não geram valor para o cliente final, e sua identificação e eliminação é fator determinante do sucesso ou fracasso do negócio. Mas sabe-se também que as necessidades são infinitas e os recursos limitados. O presente trabalho foi realizado em uma empresa do segmento de caminhões da região de Curitiba, na qual foi implementada uma metodologia chamada Cost Deployment, que visa priorizar os projetos de redução de custo, garantindo que os recursos estejam focados nos maiores potenciais de ganhos. Foram utilizados conceitos e princípios do Lean Manufacturing e também do WCM (World Class Manufacturing). O resultado obtido em 2016 (até outubro) foi uma redução de 2,4% do custo total de conversão.
Abstract: In the current economic situation in Brazil, where not only competition generates the necessity of producing with high quality and competitive costs, but mainly because of low demand, which impacts costs directly, it is fundamental that companies look for alternatives to increase profitability. It is known that a percentage of production costs are generated by waste and losses, in other words, abnormal expenses that do not add value to the costumer and its identification and elimination is vital for the success or failure of the business. But the needs are infinite and resources limited. This thesis was performed in a truck segment company in Curitiba, where a methodology, called Cost Deployment, was implemented, and it aims prioritize cost reduction projects, in order to make sure that resources are allocated on the biggest problems with highest savings potential. It was used Lean Manufacturing principles and WCM (World Class Manufacturing) concepts. The achieved result in 2016 (up to October) was 2,5% reduction on total conversion cost.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19591
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