Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19469
Título: Tecnologia da informação na gestão do conhecimento
Título(s) alternativo(s): Information technology in knowledge management
Autor(es): Ghirelli, Daniel Roberto Delvan
Orientador(es): Miziara, Alexandre Jorge
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Tecnologia da informação
Inovações tecnológicas
Knowledge management
Information technology
Technological innovations
Data do documento: 30-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GHIRELLI, Daniel Roberto Delvan. Tecnologia da informação na gestão do conhecimento. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A presente pesquisa discute a relação da Tecnologia da Informação (TI) junto à Gestão do Conhecimento (GC), tendo como objetivo propor indicadores para demonstrar como as organizações têm aplicado a TI na GC. O conhecimento e a informação são fundamentais em todas as etapas de um processo de inovação, desta maneira se torna necessário que a área de informação garanta ferramentas inovadoras que auxiliem a prover a geração do conhecimento para os colaboradores organizacionais. Somente assim é possível mensurar e garantir melhorias processuais do conhecimento organizacional. A fundamentação teórica deste trabalho baseia-se nos conceitos da gestão e do conhecimento e em como a tecnologia pode auxiliar o progresso destes conceitos. Para mensurar e validar como as organizações têm tratado este assunto foi realizado uma análise qualitativa dentro dos ambientes organizacionais. A partir dos dados coletados foi possível obter uma visão do cenário exercido pelos colaboradores da área de informação, assim como o seu envolvimento junto ao conceito de provir uma ferramenta que gerencie o conhecimento. Desta maneira sugere-se a aplicação desta análise em casos similares que tenham como foco principal prover a gestão do conhecimento com ferramentas tecnológicas fornecidas pela área de informação.
Abstract: The present research discusses the relationship of Information Technology (IT) by the Knowledge Management (KM), aiming to propose indicators to demonstrate how organizations have applied IT in the KM. Knowledge and information are critical at all stages of an innovation process, thus it is necessary that the information area ensures innovative tools that help to provide the generation of knowledge to organizational employees. Only then it is possible to measure and ensure procedural improvements of organizational knowledge. The theoretical foundation of this work is based on the concepts of management and knowledge and how technology can help the progress of these concepts. To measure and validate how organizations have handled this issue was conducted a qualitative analysis within the organizational environment. From the collected data it was possible to get a view of the scenery exercised by employees of the information area, as well as their involvement with the concept come a tool that manage knowledge. Thus it is suggested to apply this analysis in similar cases whose main focus to provide knowledge management with technological tools provided by the information area.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19469
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_IV_2014_02.pdf551,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.