Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19463
Título: Análise de uso e satisfação subjetiva de sites especializados na capacitação profissional
Título(s) alternativo(s): Subjective satisfaction and usage analysis of professional training specialization sites
Autor(es): Quandt, Karin Regina Coelho
Orientador(es): Candido, Roberto
Palavras-chave: Ensino à distância
Projeto de sistema centrado no usuário
Avaliação
Distance education
User-centered system design
Evaluation
Data do documento: 10-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: QUANDT, Karin Regina Coelho. Análise de uso e satisfação subjetiva de sites especializados na capacitação profissional. 2016. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este estudo propõe uma análise de uso de ferramentas de capacitação online pelos profissionais de Tecnologia da Informação, envolvendo a avaliação de usabilidade do site Veduca, aplicando-se avaliação heurística e um questionário de satisfação subjetiva, que foi baseado no questionário de Ben Shneiderman. A pesquisa realizada serviu para identificar e destacar as formas de aprendizado utilizadas por esses profissionais e as ferramentas de que eles mais se valem para adquirir conhecimento. Com o resultado da pesquisa, foi possível apurar os problemas de usabilidade do Veduca e identificar as ferramentas de capacitação de maior uso por esses profissionais. A ferramenta Veduca foi avaliada seguindo os critérios ergonômicos propostos por Bastien e Scapin, identificando e destacando os erros encontrados mediante o emprego desses critérios. Por fim, como resultado da aplicação do questionário, foi possível atingir conclusões de uso e não uso do Veduca, de sua usabilidade e, ainda, conclusões sobre a preferência por outras formas de estudo, sejam elas online ou presenciais.
Abstract: This article proposes the use of online capacity training tools for Information Technology professionals, involving the evaluation of Veduca site usability, applying heuristic evaluation and a subjective satisfaction questionnaire, based on Ben Shneiderman questionnaire. The survey was useful to identify and highlight the learning forms used by these professionals and the tools they most rely to acquire knowledge. With the search result, it was possible to establish the Veduca site usability problems and identify most used training tools by these professionals. The Veduca tool has been appraised following the ergonomic criteria proposed by Bastien and Scapin, identifying and highlighting the errors found by the use of these criteria. Finally, as a result of the questionnaire, it was possible to reach conclusions of Veduca’s use and non-use, its usability and also conclusions on the preference for other forms of study, whether online or in-person.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19463
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_V_2015_14.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.