Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19451
Título: | Análise automatizada de documentos com o Google Cloud Cognitive Services |
Título(s) alternativo(s): | Automated analysis of documents using Google Cloud Cognitive Services |
Autor(es): | Martins, Marcelo Ribeiro |
Orientador(es): | Nabas, Kleber Kendy Horikawa |
Palavras-chave: | Automação Documentos - Administração Ensino à distância Ciências cognitivas Automation Records - Managements Distance education Cognitive science |
Data do documento: | 27-Mar-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MARTINS, Marcleo Ribeiro. Análise automatizada de documentos com o Google Cloud Cognitive Services. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
Resumo: | Esse projeto propõe mostrar não somente os problemas que várias Instituições de Ensino, principalmente as de Ensino à Distância (EAD), possuem devido à crescente demanda no ingresso de alunos nos últimos anos, mas também como as soluções tecnológicas de Computação Cognitiva, desenvolvidas por grandes empresas, podem minimizar essas dificuldades. São comentados casos de avanços tecnológicos, na área de Computação Cognitiva, de 3 (três) dos principais fornecedores de solução: Google, Microsoft e IBM. O foco principal será apresentar um estudo de caso, referente a uma Faculdade de Ensino à Distância, em que a solução cognitiva da Google, denominada Cloud Vision, ajuda a resolver, de forma automatizada, grande parte dos problemas de análise de documentação durante o processo de matrícula. Ao final, é apresentado o resultado da solução, não somente sob o aspecto das vantagens do uso da tecnologia, como também sob a visão de retorno sobre o investimento realizado e as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento da solução. |
Abstract: | This project proposes not only to discuss the problems faced by several teaching institutions - especially those of Distance Learning – due to the growing demand for students in recente years, but also to debate how the Cognitive Computing technological solutions developed by large companies can help minimize these problems. The presented cases are technological advances in the area of Cognitive Computing developed by the three main global solution providers: Google, Microsoft and IBM. The main focus of the study was to present a case study involving a Brazilian Faculty of Distance Learning, in which the Google’s cognitive solution Cloud Vision helps automate most of the issues related to documentation analysis during the enrollment process. The results observed after using the solution are presented, including the advantages of using it, the return on investment and the issues found during the development of the solution. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19451 |
Aparece nas coleções: | CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_GETIC_VIII_2019_06.pdf | 460,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.