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Título: Sustentabilidade social: modismo ou necessidade
Título(s) alternativo(s): Social sustainability: fad or need
Autor(es): Schlenner, Silvano dos Santos
Orientador(es): Miziara , Alexandre Jorge
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Vida sustentável
Modismos
Sustainable development
Sustainability
Sustainable living
Fads
Data do documento: 27-Mar-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHLENNER, Silvano dos Santos. Sustentabilidade social: modismo ou necessidade. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Nos anos 70, ao perguntarmos a qualquer pessoa sobre sustentabilidade social, um percentual esmagador das respostas seria: trata-se de tema passageiro ou modismo, visão de ativistas e ecologistas, isto implica muito pouco na forma de vida do ser humano. Atualmente, as discussões sobre o tema estão cada vez mais presentes no dia-a-dia do cidadão comum, organizações empresariais e governamentais, tendo como foco principal a necessidade de um comprometimento explícito para o tema. Esta pesquisa tem por objetivo principal apresentar um estudo com o intuito de verificar a sensibilização, desenvolvimento e interesse das organizações e principalmente no cidadão comum, na prática pelo assunto, tendo como alvo a demonstração de suas necessidades, participações e responsabilidades. De início contou-se com a análise de 24 famílias moradoras de uma quadra considerada como um condomínio, e duas empresas de médio a grande porte, estando uma iniciando os projetos sustentáveis e outra já com uma série de projetos desenvolvidos, sendo que todos mantiveram-se até a conclusão. Observação e conversas informais foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. A revelação através da análise dos dados identificou que, embora haja uma certa cobrança por parte dos clientes e da sociedade, e consequentemente uma pressão sobre as organizações, estas tem muita dificuldade para implantar os processos; a sustentabilidade muitas vezes conflita com o desempenho financeiro; entre os cidadãos, embora muito se fale e a maioria concorde com os aspectos da sustentabilidade, na pratica muito pouco é realizado, e as ações realizadas na sua maioria são as impostas pelos condomínios ou pelas organizações governamentais e locais de trabalho. Tendo em vista os resultados acima, fica notória a lacuna existente entre a necessidade e o modismo, ou seja, na prática as ações concretas realizadas em prol da sustentabilidade são de longe superadas pelo modismo e praticidade do dia a dia, que na sua maioria são impostas por grandes organizações que visam crescimento acima de tudo. Assim, este estudo destaca a necessidade de reflexão, conscientização e prática de ações, principalmente de forma individual, ou seja, partindo de cada cidadão para que possa haver o crescimento e o desenvolvimento da sustentabilidade de forma consistente e não apenas utilizada como marketing e certificação.
Abstract: In the 1970s, when we asked anyone about social sustainability, an overwhelming percentage of the answers would be: it is a passing theme or fad, a view of activists and ecologists, and this implies just a little in the way of life of the human being. Currently, discussions about the topic are increasingly present in the daily lives of ordinary citizens, business and government organizations, with the main focus on the need for an explicit commitment to the theme. This research has as main objective to introduce a study with the purpose of verifying the awareness, development and interests of the organizations and mainly in the common citizen, in practice by the subject, aiming at the demonstration of their needs, participations and responsibilities. Initially, we analyzed 24 families living in a block considered as a condominium, and two medium to large companies, one starting the sustainable projects and the other already having a series of developed projects, all remained until the conclusion. The observation and informal conversations were the instruments used for data collection. The revelation through the analysis of the data identified that, although there is a certain charge on the part of the clients and the society, and consequently a pressure on the organizations, they have many difficulties to implement the processes; the sustainability often conflicts with financial performance; Among the citizens, although much is said and most agree with the aspects of sustainability, in practice very little is done, and the actions taken mostly are those imposed by condominiums or by governmental organizations and workplaces. n view of the above results, the gap between necessity and fads is noticeable, in other words, in practice the concrete actions taken towards sustainability are far outweighed by the fad and practicality of everyday life, which are mostly imposed by large organizations that aim for growth above all. So, this study highlights the need for reflection, awareness and practice of actions, mainly individually, in other words, from each citizen so that there can be growth and development of sustainability consciously and not just used as marketing and certification.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19447
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