Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19434
Título: Personalização de software como fator estratégico
Título(s) alternativo(s): Software customization as strategic factor
Autor(es): Silva, Pedro Luiz Moreira da
Orientador(es): Corso, Jansen Maia Del
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Software - Desenvolvimento
Concorrência
Gerenciamento de configurações de software
Strategic planning
Computer software - Development
Competition
Software configuration management
Data do documento: 4-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Pedro Luiz Moreira da. Personalização de software como fator estratégico. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem crítica do processo de personalização de software em relação a gestão estratégica das empresas, com objetivo de entender como estes conceitos se relacionam e qual a melhor abordagem ao processo, durante o desenvolvimento são pontuados conceitos relativos a tecnologia da informação, como Hardware e software, e também como os softwares são distribuídos e comercializados. São abordados também conceitos referentes a gestão estratégica, como estratégia, vantagem competitiva e processo de administração estratégica, além disso são demonstradas as principais formas de personalizações dos softwares, passando pelas vantagens e desvantagens de cada método, efetuando ainda uma análise de quais ambientes melhor se encaixam e quais os resultados que podem trazer. Também foi efetuado um estudo de caso de uma empresa que utilizou um dos métodos de personalização de software. O objetivo deste estudo foi demonstrar os efeitos deste processo em um cenário real. Como conclusão é fornecida uma visão do potencial de geração de vantagem, que o processo de personalização pode trazer.
Abstract: This work presents a critical approach to the process of software customization in relation to the strategic management of companies, aiming to understand how these concepts relate and which is the best approach to the process, during the development are explained concepts related to information technology, such as Hardware and software, and also how the software is distributed and sold. Concepts related to strategic management, such as strategy, competitive advantage and strategic administration process, are also discussed. In addition, the main ways of personalizing the software are demonstrated, as well as the advantages and disadvantages of each method. Fit and what results they can bring. We also carried out a case study of a company that used one of the methods of software customization, the purpose of this study was to demonstrate the effects of this process in a real scenario. As a conclusion is provided a view of the potential for generating advantage that the customization process can bring.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19434
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_VII_2018_12.pdf855,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.