Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19417
Título: Big data e suas vantagens no ramo de monitoramento de veículos
Título(s) alternativo(s): Big data and its advantages in the vehicle monitoring business
Autor(es): Pozzo, Luciano Augusto
Orientador(es): Pinheiro Junior, Luiz Pereira
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Comunicação na tecnologia
Tecnologia
Big data
Sistemas inteligentes de veículos rodoviários
Information technology
Communication of technical information
Technology
Big data
Intelligent transportation systems
Data do documento: 29-Set-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: POZZO, Luciano Augusto. Big data e suas vantagens no ramo de monitoramento de veículos. 2017. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Esta pesquisa tem como tema as vantagens que a tecnologia pode propiciar para um ramo específico de atividade. Sendo assim o objetivo desta pesquisa é explorar como a análise dos dados coletados por dispositivos Internet of Things (IoT) podem contribuir para as empresas de transportes rodoviários. Com isso estruturou-se um referencial teórico sobre os temas de Internet of Things (IoT), análise de dados e Big Data, e a tecnologia atualmente utilizada nas empresas de monitoramento de veículos, para conhecer em profundidade quais são os autores sobre estes assuntos e o que essa literatura recomenda. Na sequência para compreender o fenômeno investigado realizou-se um estudo de caso qualitativo numa empresa do setor de monitoramento de veículo denominada como Car Monitor, nome fictício para garantir a integridade e fidelidade da marca, por se tratar de um trabalho acadêmico. Neste estudo de caso foram coletados dados dos sistemas de Rastreamento e Telemetria veicular, e dados secundários de documentos, manuais e procedimentos técnicos. Na análise dos dados construíram se tabelas e gráficos visando exemplificar como a coleta de informações sobre os veículos podem ser analisadas e obtidos insights, por exemplo, obter os veículos e motoristas que mais consomem combustível na frota; identificar os motoristas que não fazem o período de descanso adequado na sua jornada; criar rotas mais inteligentes agregando informações de postos de combustíveis com preços melhores; otimizar a gestão da frota, evitando veículos ociosos; antecipar problemas ou manutenções de veículos analisando comportamento do motorista. Conclui-se que a análise de dados coletadas por meio de dispositivo e sensores Internet of Things (IoT) armazenados em um grande volume de dados conceituado Big Data, possam agregar valor competitivo para as organizações de monitoramento de veículos por meio da redução de custos para as frotas de veículos, e até impactando o meio ambiente tendo uma redução na emissão de gases promovendo a sustentabilidade ambiental das empresas e econômica com a redução de custos que a tecnologia. As limitações da pesquisa foram o volume restrito de dados cedidos pela empresa, principalmente dados relacionados aos clientes e a quantidade de fontes de dados, de modo que se sugerem pesquisas futuras como comparar outras fontes de dados, diferenciar os tipos de frotas e agregar novos dados acerca deste tema.
Abstract: This research has as subject-matter the advantages that technology can provide for a specific line of business. Thus, the purpose of this research is how an analysis of the data collected by Internet of Things (IoT) devices can contribute to road transport companies. For this reason it was structured a theoretical reference to the topics of Internet of Things (IoT), data analysis and Big Data, and the current technology in the vehicle monitoring companies, to know in depth, which are the authors on these subjects and what this literature recommends. Following was made a qualitative case study of a company in the vehicle tracking sector named as Car Monitor, fictitious name to ensure the integrity and fidelity of the brand, because it is an academic work. In this case study, we collected data from Vehicle Tracking and Telemetry systems, and secondary data from documents, manuals and technical procedures. In the analysis of the data were constructed tables and graphs aiming to exemplify how the collection of information about the vehicles can be analyzed and provide insights, for example, to obtain the vehicles and drivers that most consume fuel in the fleet; identify drivers who do not make the adequate rest period on their journey; create smarter routes by aggregating information from fuel stations with better prices; optimize fleet management, avoiding idle vehicles; anticipate problems or maintenance of vehicles by analyzing driver behavior. It is concluded that an analysis of data collected through devices and Internet of Things (IoT) sensors stored in a large volume of data conceptualized as Big Data can add competitive value to vehicle monitoring organizations by reducing vehicle fleet costs, and even impacting the environment with a reduction in the emission of gases promoting environmental sustainability of the companies and economical with the reduction of costs and technology. As limitations of the research, the restricted volume of data provided by the company, mainly customer-related data and quantity of data sources, so that future research is suggested as comparing other data sources, differentiating fleet types and aggregating new data on this subject.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19417
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_2016_6.pdf896,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.