Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Thiago Bittencourt de Moraes Mateus
dc.date.accessioned2020-11-23T19:07:39Z-
dc.date.available2020-11-23T19:07:39Z-
dc.date.issued2018-11-20
dc.identifier.citationLEITE, Thiago Bittencourt de Moraes Mateus. Televisão no Brasil: papel social no passado, presente e futuro. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Serviços de Telecomunicações) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19379-
dc.description.abstractThis paper aimed to bring a study about the evolution and importance of broadcasting for both technological advances in the transmission of information and its social impact in Brazil. It was done a historical analysis of the main broadcast methods, since telegraph, then telephone, radio and the different methods of television transmission until reaching the OTT services. For each broadcast mean, it was analyzed its vantages and disadvantages and also its close relationship with government which rules the different types of media. It was also discussed how society was affected and somehow shaped by the communications means, that besides information, also brought culture to the main part of national population. It was possible to confirm that newer content platforms are still directly related to the family wealth, resulting in conventional television still being the main mass communication mean in our country. However each type of media has its own importance and not necessarily compete between each other in all their features, as confirmed evaluating the radio situation that still has a massive audience even after the television creation. Finally, it is debated the future of the broadcasting and the trend of services’ convergence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTelevisão - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRadiodifusão - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectTelevision - Social aspectspt_BR
dc.subjectRadio broadcasting - Social aspectspt_BR
dc.subjectRadiopt_BR
dc.subjectMass mediapt_BR
dc.titleTelevisão no Brasil: papel social no passado, presente e futuropt_BR
dc.title.alternativeTelevision in Brazil: social role in the past, present and futurept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho procurou trazer um estudo sobre a evolução e importância da radiodifusão tanto para o avanço da tecnologia de transmissão de informação quanto seu impacto social no Brasil. Foi realizada uma análise histórica dos principais meios de radiodifusão, iniciando-se pelo telégrafo e depois telefone, rádio e os diferentes meios de transmissão de televisão, culminando nos serviços de OTT. Para cada meio foram analisadas as vantagens e desvantagens, bem como suas estreitas relações com o governo que regula os diferentes tipos de mídia. Também foi explorado como a sociedade foi impactada e de certa forma moldada pelos meios de comunicação, que além de informação, trouxe muita cultura ao alcance popular. Pode-se ver que o acesso a novas plataformas de conteúdo ainda é diretamente relacionado a maior capacidade de renda das famílias, fazendo com que a televisão aberta ainda seja o principal meio de comunicação em massa do nosso país. Porém cada tipo de mídia tem sua função e não necessariamente competem entre si em todos os campos e ainda tem seu espaço cativo, como é o caso do rádio, que ainda tem um alcance massivo mesmo após o advento da televisão. Por fim discute-se o futuro dos meios de radiodifusão e sua tendência de convergência de serviços.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Rehme, José Frederico
dc.contributor.referee1Miziara, Alexandre Jorge
dc.contributor.referee2Rehme, José Frederico
dc.contributor.referee3Miziara, Alexandre Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão de Serviços de Telecomunicaçõespt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::RADIODIFUSAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO::VIDEODIFUSAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Serviços de Telecomunicações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TELECOM_IV_2018_08.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.