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Título: Mapeamento do fluxo de valor na fase de desenvolvimento de chicote elétrico automotivo: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Value stream mapping in phase of development of wire harness automotive - a case study
Autor(es): Gewehr, Guilherme
Orientador(es): Catapan, Marcio Fontana
Palavras-chave: Novos produtos
Processos de fabricação
Confiabilidade (Engenharia)
Localização de falhas (Engenharia)
Produção enxuta
New products
Manufacturing processes
Reliability (Engineering)
Fault location (Engineering)
Lean manufacturing
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GEWEHR, Guilherme. Mapeamento do fluxo de valor na fase de desenvolvimento de chicote elétrico automotivo: um estudo de caso. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Desenvolvimento de Produto) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A indústria automobilística apresenta-se como um setor econômico relevante. Por isso, controlar eventos e efeitos em todos os níveis torna-se uma tarefa muito difícil. De modo geral, as montadoras seguem modelos de referência para desenvolvimento de produtos que possam auxiliar e manter o controle, tanto internamente quanto em seus fornecedores. Na cadeia automotiva, um dos componentes que mais sofre efeitos de fatores externos é o chicote elétrico. Controlar os fatores externos, maximizando as oportunidades e minimizando os riscos, torna-se um desafio. Por esse motivo, o processo de desenvolvimento de produtos (PDP) pode apresentar grandes possibilidades de melhorias. O pensamento lean aplicado ao PDP apresenta-se como um poderoso aliado na busca da eliminação de desperdícios. Dentro desse cenário, este trabalho tem a finalidade de aplicar o mapeamento do fluxo de valor (MFV) - uma ferramenta do pensamento lean - na fase de desenvolvimento de produto (DP) para, através de um estudo de caso, buscar oportunidades para a empresa durante o desenvolvimento de chicotes elétricos automotivos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica contextualizando diversos autores e conceitos do PDP e a filosofia lean. Quanto ao estudo de caso, definiu-se primeiramente o grupo participante da pesquisa, composto por projetistas, engenheiros, e supervisores envolvidos na fase de DP da empresa para elaborarem em conjunto o MFV atual. Através dessa dinâmica tornase possível identificar e sequenciar os principais macro processos da fase de DP e realizar a leitura da situação atual, encontrando os processos que criam valor, os processos que podem ser otimizados e os desperdícios. Com base no MFV atual, na etapa seguinte o grupo elaborou ações e análises a fim de desenhar o fluxo de valor futuro apresentando a nova estrutura e os resultados obtidos. Por fim, notou-se uma grande contribuição da aplicação da ferramenta na fase do DP estudado, pois seu conceito visual faz com que os envolvidos visualizem de forma objetiva as oportunidades de melhorias no fluxo, Como resultado observou-se um potencial ganho no lead time e no valor agregado na ordem de 31% e 12% respectivamente, além da eliminação de desperdícios. A pesquisa contribuiu para o envolvimento das pessoas relacionadas ao DP da empresa a buscarem e discutirem oportunidades de melhoria no processo e na melhoria do inter-relacionamento dos mesmos, podendo expressar suas opiniões. Portanto, nesse ponto a escolha da metodologia semostrou assertiva. Ao final da pesquisa conclui-se que os objetivos foram atingidos, porém após a implementação do estado futuro esse passa a ser o estado atual, e logo, passa a ser novamente objeto de estudos de melhorias, Como sugestão de continuidade do estudo coloca-se a implementação da ferramenta em outras áreas envolvidas com o PDP da empresa.
Abstract: The automotive industry is a complex and well developed sector. Therefore, controlling events and effects in all levels becomes a hard task to perform. Generally, the automobile companies follow reference models in their product development in order to support and keep control, internally as well in their suppliers. In the automotive chain, one of the constituents that faces the most effects related to external factors is the wire harnesses. Controlling external factors, maximizing opportunities and minimizing the risks becomes a challenge. For these reasons, the product development process (PDP) can present many possibilities of improvement. The lean thinking applied to PDP presents itself as a powerful element in the search for reducing waste. In this scenario, this work aim to apply the value stream mapping (VSM) – lean thinking tool – in the phase of product development (DP) in order to find opportunities to the company during the development of the automotive wire harness, through a case study. For this purpose, a literature review was performed contextualizing many authors and concepts of PDP and lean philosophy. Regarding this case study, it was first defined the participant group of the research, integrated by designers, engineers and supervisors involved in the phase of DP of the company to define together the current MFV. Through this dynamic becomes possible to identify and sequence the main macro processes of the phase of DP and understand the current situation, finding the process that add value and the process that can be optimized and the wasteful ones. Based on the current VSM, in the next step the group prepared actions and analysis in order to draft the future VSM presenting the new structure and the results archived. Lastly, it was noticed a great contribution of the application of the tool in the phase of DP studied, because its visual concept makes that people involved visualize in an objective way the opportunities of improvement in the flow. As result, it was noticed a potential gain in the lead time and in the value added, around of 31% and 12% respectively, besides of waste removal. The paper contributed to the involvement of the people related to DP of the company to seek and discuss opportunities of process improvement and of the interrelationship between them, as they can express their opinions, therefore, at this point the methodology proved to be assertive. At the end, it was concluded that the aim was achieved. However, after the implementation of the future state this one becomes the current state, and then, becomes again the subject of improvement studies. As suggestion for next studies continuing this work, the VSM can be extend to other areas involved in the PDP of the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19318
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