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Título: Análise de gestão da internalização da equipe de manutenção, numa empresa que gerencia pequenas centrais hidroelétricas
Autor(es): Marquez, Frederico Medina e
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Manutenção
Terceirização
Grupos de trabalho
Energia - Indústria
Administração de pessoal
Maintenance
Contracting out
Teams in the workplace
Energy industries
Personnel management
Data do documento: 20-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARQUEZ, Frederico Medina e. Análise de gestão da internalização da equipe de manutenção, numa empresa que gerencia pequenas centrais hidroelétricas. 2012. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: A grande mudança vivenciada pelo setor elétrico do país no período de (1998 – 2002) introduziu diversas empresas privadas num ambiente que antes era dominado pelo setor público. Em sua maioria, estas não possuem quadro de funcionários suficiente para executar as atividades de manutenção e, desta forma, terceirizam os serviços com o uso de empresas especializadas. A utilização de mão de obra terceirizada para uma atividade fim pode gerar problemas como: risco empresarial, qualidade e pior administração. Foi escolhida uma empresa de Curitiba para realizar um estudo de caso e uma análise mais profunda destas características. A pesquisa iniciou-se com uma análise e descrição de todo o escopo de manutenção em uma Pequena Central Hidrelétrica a fim de facilitar o entendimento das vantagens e desvantagens da terceirização. Além disto, foi proposto para e empresa estudada uma alternativa em internalizar a equipe de manutenção. O trabalho permite verificar que existe uma pequena redução de custos ao optar pela alternativa internalizada; porém, pode-se concluir que a maior vantagem não está no custo e sim nas vantagens intangíveis, entre elas: aquisição de know-how, manter o processo primário da organização e melhor gestão e administração.
Abstract: The big change experienced by the electricity sector in the country during the period (1998 - 2002) introduced several private companies in an environment that was once dominated by the public sector. For the most part, they do not have enough staff to perform maintenance and thus outsource services with the use of specialized companies. The use of outsourced labor to end an activity can generate problems such as: business risk, and worse quality management. It was chosen a company from Curitiba to conduct a case study and a deeper analysis of these characteristics. The research began with an analysis and description of the entire scope of maintenance in a Small Hydropower Plant to facilitate the understanding of the advantages and disadvantages of outsourcing. Furthermore it has been proposed and studied company for an alternative to internalize the maintenance team. The work shows that there is a small cost savings by opting for alternative internalized, but it can be concluded that the greatest benefits for the company to internalize maintenance are intangible, including: acquisition of know-how, keep the primary process of the organization and better management and administration.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19285
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