Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1924
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cordeiro, Silmara Terezinha Pires | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-22T12:36:30Z | - |
dc.date.available | 2016-12-22T12:36:30Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-18 | - |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Silmara Terezinha Pires. Desenvolvimento de jogo para o ensino de biologia: ludo da fotossíntese. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1924 | - |
dc.description | Acompanha: Manual de instruções do jogo de tabuleiro ludo da fotossíntese | pt_BR |
dc.description.abstract | These biochemical mechanisms lie behind common issues associated with difficulties in teaching and learning certain fundamental processes in biology classes at secondary level. This work seeks to present an alternative approach to the teaching of photosynthesis, in a playful manner, without ignoring the relevance of key scientific concepts. This work aims at the production of an educational game entitled Photosynthesis Ludo. It refers to a board game as a pedagogical tool in teaching of biochemical mechanisms related to photosynthesis. The game is based on the literature regarding educational games and biology contents, and takes into account other available teaching materials on the subject. Educational games constitute different and powerful ways in science concepts learning for they provide an additional motivation for students. They also stimulate socialization and cooperation, together with improving teaching and learning conditions. The concept of Scientific Literacy was taken as a guideline for both game planning and validation. Our results indicate the feasibility applying the game in the context of biology classes in Brazilian public schools. The results can be to list the students showed an interest in science education, enthusiasm to play, empathy with other colleagues during the game, sportsmanship face of difficulties and interest in repeating the activity. The results of the application of the game in the context of the classroom indicate a real possibility of use. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Fotossíntese | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Biology - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Photosynthesis | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Student teaching | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de jogo para o ensino de Biologia: ludo da fotossíntese | pt_BR |
dc.title.alternative | Game development in Biology teaching: photosynthesis ludo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Os mecanismos bioquímicos da Fotossíntese estão entre os conteúdos indicados tanto por professores quanto por estudantes de ensino médio como um tema que traz dificuldades no seu ensino-aprendizagem. O presente trabalho procura auxiliar neste processo, sendo uma alternativa para o ensino da Fotossíntese, de maneira lúdica, sem deixar de lado a relevância dos conceitos científicos. A produção de um jogo didático intitulado Ludo da Fotossíntese busca ser uma ferramenta que auxilie na compreensão dos mecanismos bioquímicos da Fotossíntese. O jogo foi elaborado com base na literatura referente a jogos didáticos e ao conteúdo de Biologia, considerando-se também os materiais didáticos já existentes disponíveis sobre o tema. Os jogos didáticos proporcionam modos diferenciados de aprendizagem de conceitos. Devido a seu aspecto lúdico, constituem uma motivação adicional para que os estudantes busquem o conhecimento. Proporcionam, ainda, a socialização, melhorando as condições de ensino-aprendizagem e momentos de afetividade e cooperação. Sob o aspecto pedagógico foi utilizado durante o planejamento do jogo e no processo de validação, como eixo norteador, o conceito de Alfabetização Científica. Como resultados podem se elencar que os estudantes demonstraram interesse pelos estudos científicos, entusiasmo ao jogar, empatia com os demais colegas durante o jogo, espírito esportivo diante das dificuldades e interesse em repetir a atividade. Os resultados da aplicação do jogo no contexto da sala de aula indicam sua real possibilidade de utilização. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0069111563445184 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7811492311173264 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bezerra Junior, Arandi Ginane | - |
dc.contributor.referee2 | Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes | - |
dc.contributor.referee3 | Woiski, Thiago Demetrius | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PPGFCET_M_Cordeiro, Silmara Terezinha Pires_2015.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
CT_PPGFCET_M_Cordeiro, Silmara Terezinha Pires_2015_1.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons