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dc.creatorNakano, Bruno Henrique Fernandes
dc.date.accessioned2020-11-23T14:13:31Z-
dc.date.available2020-11-23T14:13:31Z-
dc.date.issued2019-03-13
dc.identifier.citationNAKANO, Bruno Henrique Fernandes. Estruturação do processo de lições aprendidas na gestão de projetos de uma organização de grande porte pertencente a indústria de petróleo e gás. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19198-
dc.description.abstractThere is a growing need for knowledge management in organizations due to the high competitiveness, the fast pace of change, the demand for new products and services and the need for fast deliveries with shorter time and higher quality. Knowledge management involves the lessons learned process, which is important for thedevelopment of any project, regardless of its nature, since it is a continuous improvement tool recommended in the main guidelines of project management. The main function of this guideline is avoiding the loss of knowledge produced by the team involved in the project execution and to allow the actions that have taken place to be repeated in projects. Although recommended, there are still few organizations that have a structured process for applying the lessons learned. Therefore, the objective of this study was to structure the lessons learned process for project management of a large organization owned by the oil and gas industry. The case study was carried out with quantitative analytical approach, being conducted by the Exploratory, Deductive and Applied Research typology. In addition, the structured process used common tools, Microsoft Forms and Excel, which allows any organization to replicate the process. In this term paper, the process was applied in five projects and the results obtained were evaluated. At the end of the research, based on the obtained results, recommendations were made to improve the structured process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectAdministração de projetospt_BR
dc.subjectPetróleopt_BR
dc.subjectGerenciamento de projetos - Metodologiapt_BR
dc.subjectGáspt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectProject managementpt_BR
dc.subjectPetroleumpt_BR
dc.subjectProject management--Methodologypt_BR
dc.subjectGaspt_BR
dc.titleEstruturação do processo de lições aprendidas na gestão de projetos de uma organização de grande porte pertencente a indústria de petróleo e gáspt_BR
dc.title.alternativeStructuring the lessons learned process in the project management of a large organization owned by the oil and gas industrypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoÉ cada vez mais frequente a necessidade da gestão do conhecimento nas organizações devido à alta competitividade, o ritmo acelerado de mudanças, a demanda por novos produtos e serviços e a necessidade de entregas rápidas com menor tempo e maior qualidade. A gestão do conhecimento envolve o processo de lições aprendidas, o qual tem grande importância para o desenvolvimento de qualquer projeto, independentemente de sua natureza, pois trata-se de uma ferramenta de melhoria contínua recomendada nos principais guias de boas práticas de gestão de projetos. Esta prática tem como principal função evitar a perda de conhecimento produzido pela equipe envolvida em sua execução e permitir com que ações que deram certo se repitam e ações que deram errado sejam evitadas no decorrer de novos projetos ou de projetos em andamento. Apesar de recomendada, ainda são poucas as organizações que possuem um processo estruturado para aplicação das lições aprendidas. Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi estruturar o processo de lições aprendidas para gestão de projetos de uma organização de grande porte pertencente a indústria de petróleo e gás. Foi realizado um estudo de caso com abordagem quantitativa analítica, sendo conduzido pela tipologia de Pesquisa Exploratória, Dedutiva e Aplicada. Além disso, o processo estruturado utilizou ferramentas comuns, Microsoft Forms e Excel, o que permite com que qualquer organização replique o processo como forma de aprendizagem organizacional. No trabalho em questão, o processo foi aplicado em cinco projetos e posteriormente os resultados obtidos foram avaliados. Ao final da pesquisa, baseando-se nos resultados obtidos, foram realizadas recomendações para melhoria do processo estruturado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Romano, Cezar Augusto
dc.contributor.referee1Romano, Cezar Augusto
dc.contributor.referee2Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee3Hara, Massayuki Mário
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gerenciamento de Obraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAOpt_BR
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