Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1915
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGreiner, Calina Martins-
dc.date.accessioned2016-12-20T14:03:38Z-
dc.date.available2016-12-20T14:03:38Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.citationGREINER, Calina Martins. A metodologia oficinas de aprendizagem e a interdisciplinaridade: pesquisa e desenvolvimento voltados ao ensino de Biologia. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1915-
dc.descriptionAcompanha: Guia de sequências didáticaspt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to determine the challenges faced by Biology teachers who make use of a method of Learning Workshop in the planning and preparation of their lessons. For this research, historical aspects and trends for Biology education, interdisciplinarity and Learning Workshop methods were discussed. As far as the collection and analysis of data is concerned, Qualitative Action Research was applied. This involved 20 participating Biology teachers from many different School Education Network (SESI) members in the State of Paraná. The information was obtained through an open-ended questionnaire to obtain data relating to difficulties and the suggestions of biology teachers about their teaching activities while being involved in Learning Workshop method. The key results highlighted the lack of material for practical classes, the difficulty in performing interdisciplinary work, and those subjects or courses where the greatest difficulty in preparing shared activities with biology, such as English Language, Art and Sociology was experienced. From the results obtained through the questionnaires, together with the help of teachers, the product of this research was a lesson plan guide that assisted in teaching Biology. It contained suggestions for interdisciplinary classes and contextualized activities with content from other school subjects to facilitate the teaching practice and promote interdisciplinarity in High School Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensino - Paranápt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de biologia - Paranápt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectBiology - Study and teaching - Paranápt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectBiology teachers - Paranápt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectLesson planningpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.titleA metodologia oficinas de aprendizagem e a interdisciplinaridade: pesquisa e desenvolvimento voltados ao ensino de Biologiapt_BR
dc.title.alternativeTeaching Biology using the learning workshop methodpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo verificar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Biologia inseridos na Metodologia Oficinas de Aprendizagem para o planejamento e elaboração de suas aulas. Para a realização desta pesquisa foram discutidos os Aspectos Históricos e Tendências para o Ensino de Biologia, o Ensino por Investigação, a Interdisciplinaridade e a Metodologia Oficinas de Aprendizagem. Quanto à coleta e à análise de dados, foi desenvolvida pesquisa-ação qualitativa que teve como sujeitos os professores de Biologia da Rede de Ensino Colégio Sesi, totalizando 20 professores participantes, provenientes de várias unidades do Estado. As informações foram obtidas por meio de um questionário composto por questões abertas para o levantamento de dados referentes às dificuldades e sugestões dos professores de Biologia acerca de suas atividades docentes enquanto inseridos na Metodologia Oficinas de Aprendizagem. Os professores consultados relataram os principais desafios enfrentados para o desenvolvimento de suas aulas, onde pode-se destacar como os principais resultados a falta de materiais para aulas práticas, a dificuldade em realizar o trabalho interdisciplinar e as disciplinas nas quais há maior dificuldade em elaborar atividades compartilhadas com Biologia, como Língua Inglesa, Arte e Sociologia. A partir dos resultados obtidos pelos questionários e com o auxílio dos professores produziu-se o produto da presente pesquisa, um Guia de Sequências Didáticas de Biologia, contendo sugestões de aulas interdisciplinares e atividades contextualizadas com conteúdos de outras disciplinas que visam facilitar a prática docente e promover a interdisciplinaridade no Ensino Médio.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3290183784168240pt_BR
dc.contributor.advisor1Procopiak, Leticia Knechtel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2029818103316909pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee1Procopiak, Leticia Knechtel-
dc.contributor.referee2Lorenzetti, Leonir-
dc.contributor.referee3Oliveira, Odisséa Boaventura de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Greiner, Calina Martins_2016.pdfMetodologia oficinas aprendizagem2,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Greiner, Calina Martins_2016 (2).pdf4,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons