Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Folquenim, Sênita | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-19T11:21:49Z | - |
dc.date.available | 2016-12-19T11:21:49Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-08 | - |
dc.identifier.citation | FOLQUENIM, Sênita. Um estudo sobre a utilização do trilho multifuncional no ensino de Física a partir de unidades de ensino potencialmente significativas. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1911 | - |
dc.description | Acompanha: UEPS (Unidades de Ensino Potencialmente Significativas): "Entendendo como os grandes jogadores de futebol conseguem fazer gols da grande área"; UEPS (Unidades de Ensino Potencialmente Significativas): "Afinal o que é o atrito?" | pt_BR |
dc.description.abstract | This Dissertation developed and researched experimental activities from a courseware called Trilho Multifuncional (Multifunctional Rail) (GOYA and HALIBI, 2011), in order to face some of the problems relating to the implementation of experimental activities in Physics teaching in high school, as evidenced in the literature in the last decades. From these applications it was developed two Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) (MOREIRA, 2005), based on the theories of Meaningful Learning and Multimode and Multiple Representations. The first course was addressed to high school students, and the second, to the Physics teachers belonging to the Londrina State Education Center (NRE – Núcleo Estadual de Educação). The survey data were obtained from questionnaires, observations and audio recordings, both the first and the second course. The quantitative and qualitative analysis results of the first experimental activities showed that the improvements provided students towards learning incentive for studying Physical and conceptual gain. The results obtained from the teachers, in the second course, confirmed that the experimental practices are still little used in high school and they showed that teachers were motivated to work with the multifunctional rail due to its convenience, low cost and applicability. It is expected that many high school teachers to use the multifunction rail and the two Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), which is the appendix of this work. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Experiências | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios - Equipamento e acessórios | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Physics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Physics - Experiments | pt_BR |
dc.subject | Laboratories - Equipment and supplies | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a utilização do trilho multifuncional no ensino de Física a partir de unidades de ensino potencialmente significativas | pt_BR |
dc.title.alternative | A study on the use of rail multifunctional in Physical education from potentially meaningful teaching unit | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa Dissertação desenvolveu e pesquisou atividades experimentais a partir de um material didático chamado de Trilho Multifuncional (GOYA e HALIBI, 2011), com o objetivo de enfrentar alguns dos problemas referentes à aplicação de atividades experimentais no ensino de física no ensino médio, evidenciados na literatura nas últimas décadas. A partir dessas aplicações foram desenvolvidas duas UEPS (Unidades de Ensino Potencialmente Significativas) (MOREIRA, 2005), fundamentadas nas teorias sobre Aprendizagem Significativa e Multimodos e Múltiplas Representações. O primeiro curso foi dirigido a alunos do ensino médio, e o segundo, a professores de Física pertencentes ao NRE-Londrina. Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de questionários aplicados, observações e áudio-gravações, tanto no primeiro como no segundo curso. Os resultados da análise quantitativa e qualitativa do primeiro mostraram que as atividades experimentais proporcionaram aos alunos melhorias no sentido de aprendizagem, incentivo para se estudar Física e ganho conceitual. Os resultados obtidos junto aos docentes, no segundo curso, confirmou que as práticas experimentais são ainda pouco utilizadas no ensino médio, e mostrou que os professores ficaram motivados a trabalhar com o trilho devido a sua praticidade, baixo custo e aplicabilidade. Espera-se que muitos docentes do ensino médio utilizem o trilho multifuncional bem como as duas UEPS, que se encontram no apêndice desse trabalho. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4204420679725233 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Goya, Alcides | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0894894747173346 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Goya, Alcides | - |
dc.contributor.referee2 | Lima, João Paulo Camargo de | - |
dc.contributor.referee3 | Bueno, Eliana Aparecida Silicz | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGEN_M_Folquenim, Sênita_2016.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_ Folquenim, Sênita_2016_1.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGEN_M_ Folquenim, Sênita_2016_2.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons