Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19087
Título: | A educação dos arquitetos e urbanistas e dos engenheiros civis e a relação com o mercado de trabalho da construção civil no século XXI |
Título(s) alternativo(s): | The relation between the job market and the education of architects and urbanists and civil engineers in the XXI century civil construction |
Autor(es): | Rocha, Bruna Aparecida Meira |
Orientador(es): | Buiar, Denise Rauta |
Palavras-chave: | Educação Mercado de trabalho Arquitetura Engenharia civil Competências essenciais Education Labor market Architecture Civil engineering Core competencies |
Data do documento: | 10-Abr-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ROCHA, Aparecida Meira Rocha. A educação dos arquitetos e urbanistas e dos engenheiros civis e a relação com o mercado de trabalho da construção civil no século XXI. 2015. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivos discutir a educação dos Arquitetos e Urbanistas e dos Engenheiros Civis, abordando a sua importância para a formação profissional, realizada através de fontes secundárias, com fins explicativos. Apresenta um breve histórico de cada escola, investigando a origem e proposta de cada curso. Aplica áreas de conhecimento para as disciplinas das matrizes curriculares, apresentando a ênfase de cada curso. Traça um comparativo entre educação e atribuições profissionais. Também apresenta as atuais competências exigidas pelo mercado de trabalho do século XXI, chamadas soft skills, investigando se a formação profissional e atribuições atendem às suas necessidades. Discute metodologias e modelos educacionais diferenciados que visam uma educação diferenciada. |
Abstract: | The present research intends to discuss the education of Architects and Urbanists and Civil Engineers, approaching its importance for professional formation, performed through secondary sources, with explanatory purposes. It shows a brief history of each school, investigating the origin and proposal of each course. Applies areas of knowledge for the disciplines of the curriculum matrix, presenting the emphasis of every course. Outlines a comparison between education and professional attributions. It also presents the existing competences demanded by the XXI century, called soft skills, investigating if the professional formation and the attributions meet its requirements. Discuss different methodologies and educational models that pursues a distinguished education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19087 |
Aparece nas coleções: | CT - Gerenciamento de Obras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_GEOB_XX_2014_04.pdf | 13,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.