Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Cristina Cezario da
dc.date.accessioned2020-11-23T13:54:50Z-
dc.date.available2020-11-23T13:54:50Z-
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationSILVA, Cristina Cezario da. Alfabetização visual: Uma análise do livro didático Alter Ego 1. 2013. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19011-
dc.description.abstractBased on the communicative approach for language teaching (LARSEN-FREEMAN, 2000; BROWN, 2007) and theories about image reading and visual literacy (DONDIS, 1997; SANTAELLA, 1993; 2005; HERNÁNDEZ, 2000; 2007), this project presents a study about the use of images and their functions in the textbook named Alter Ego 1 - méthode de français. It analyses if the use of images actually works as an encouragement tool for the acquisition of French as a foreign language, seeking to respond if the authors of Alter Ego textbook take the use of images into consideration as a device which facilitates the acquisition of the French language in the classroom environment. Results obtained confirm that the usage of images within the referred textbook not only facilitates, but also enhances the teaching/learning process as it allows the student to visualize the context and understand the functions of the target foreign language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAlfabetização visualpt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Análisept_BR
dc.subjectLíngua francesapt_BR
dc.subjectVisual literacypt_BR
dc.subjectTextbooks - Analysispt_BR
dc.subjectFrench languagept_BR
dc.titleAlfabetização visual: Uma análise do livro didático Alter Ego 1pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoCom subsídios teóricos fornecidos pela abordagem comunicativa para o ensino de línguas estrangeiras (LARSEN-FREEMAN, 2000; BROWN, 2007) e de teorias que versam sobre a leitura de imagens (DONDIS, 1997; SANTAELLA, 1993; 2005; HERNÁNDEZ, 2000; 2007), esse trabalho apresenta uma reflexão sobre o uso de imagens e sua função no livro didático Alter Ego 1 - méthode de français e analisa se o uso de imagens desempenha um elemento motivador na aquisição do francês como língua estrangeira, buscando responder se os autores do livro Alter Ego de fato se preocuparam com a inserção das imagens para que funcionassem como ferramenta facilitadora na aquisição do francês como língua estrangeira. Para tanto, elaborou-se uma leitura e análise de pressupostos teóricos que se relacionam à alfabetização visual e o uso de imagens no ensino. As análises conduzidas corroboram o uso de imagens no livro didático como elemento facilitador, contribuindo para o enriquecimento do trabalho do professor em razão de permitir ao aluno a visualização do contexto e o entendimento das funções da língua em estudo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Polchlopek, Silvana Ayub
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_2012_1_02.pdf11,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.