Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19011
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Cristina Cezario da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:54:50Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:54:50Z | - |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Cristina Cezario da. Alfabetização visual: Uma análise do livro didático Alter Ego 1. 2013. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19011 | - |
dc.description.abstract | Based on the communicative approach for language teaching (LARSEN-FREEMAN, 2000; BROWN, 2007) and theories about image reading and visual literacy (DONDIS, 1997; SANTAELLA, 1993; 2005; HERNÁNDEZ, 2000; 2007), this project presents a study about the use of images and their functions in the textbook named Alter Ego 1 - méthode de français. It analyses if the use of images actually works as an encouragement tool for the acquisition of French as a foreign language, seeking to respond if the authors of Alter Ego textbook take the use of images into consideration as a device which facilitates the acquisition of the French language in the classroom environment. Results obtained confirm that the usage of images within the referred textbook not only facilitates, but also enhances the teaching/learning process as it allows the student to visualize the context and understand the functions of the target foreign language. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização visual | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Análise | pt_BR |
dc.subject | Língua francesa | pt_BR |
dc.subject | Visual literacy | pt_BR |
dc.subject | Textbooks - Analysis | pt_BR |
dc.subject | French language | pt_BR |
dc.title | Alfabetização visual: Uma análise do livro didático Alter Ego 1 | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Com subsídios teóricos fornecidos pela abordagem comunicativa para o ensino de línguas estrangeiras (LARSEN-FREEMAN, 2000; BROWN, 2007) e de teorias que versam sobre a leitura de imagens (DONDIS, 1997; SANTAELLA, 1993; 2005; HERNÁNDEZ, 2000; 2007), esse trabalho apresenta uma reflexão sobre o uso de imagens e sua função no livro didático Alter Ego 1 - méthode de français e analisa se o uso de imagens desempenha um elemento motivador na aquisição do francês como língua estrangeira, buscando responder se os autores do livro Alter Ego de fato se preocuparam com a inserção das imagens para que funcionassem como ferramenta facilitadora na aquisição do francês como língua estrangeira. Para tanto, elaborou-se uma leitura e análise de pressupostos teóricos que se relacionam à alfabetização visual e o uso de imagens no ensino. As análises conduzidas corroboram o uso de imagens no livro didático como elemento facilitador, contribuindo para o enriquecimento do trabalho do professor em razão de permitir ao aluno a visualização do contexto e o entendimento das funções da língua em estudo. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Polchlopek, Silvana Ayub | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CELEM_2012_1_02.pdf | 11,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.