Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19009
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freire, Franciele Cristina | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:54:47Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:54:47Z | - |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.identifier.citation | FREIRE, Franciele Cristina. La reina del sur: telenovelas en clases de español. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19009 | - |
dc.description.abstract | Basado en conceptos que dicen respeto a los géneros discursivos, Freirean approach y abordaje por tareas (específicamente acerca de la utilización del clipping en clase), a seguir, seran presentadas alternativas didácticas para utilización de telenovelas en la enseñanza de lengua española para alumnos brasileños. Mostrados en un trabajo de revisión de la literatura, será relacionada la adaptación televisiva, La Reina del Sur - original literario de Arthuro Pérez Reverte - como apoyo para busca de asuntos trabajados en su enredo. Así, para trabajar atividades didácticas relacionadas al audiovisual, la pesquisa va utilizar el material de Thiel & Thiel, Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.subject | Telenovelas | pt_BR |
dc.subject | Gêneros literários | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e educação | pt_BR |
dc.subject | Spanish language | pt_BR |
dc.subject | Television soap operas | pt_BR |
dc.subject | Literary form | pt_BR |
dc.subject | Language and education | pt_BR |
dc.title | La reina del sur: telenovelas en clases de español | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Com base em conceitos referentes à utilização de gêneros discursivos, abordagem participativa e abordagem por tarefas (especificamente, acerca da utilização do clipping em sala de aula) serão apresentadas, neste trabalho de pesquisa, alternativas de atividades didáticas utilizando o gênero telenovela no ensino de língua espanhola para alunos brasileiros. Em um trabalho de revisão literária, serão desenvolvidas algumas questões envolvendo o gênero, bem como será utilizada a telenovela La Reina del Sur - adaptação da obra literária, de Arthuro Pérez-Reverte, grandemente vinculada entre o continente americano e a Espanha – como apoio para a busca de temáticas envolvidas com o enredo; demonstrando, assim, a capacidade de utilização do gênero. Será levada em conta a questão cultural e de caráter adaptativo de tal obra, bem como a relação que o gênero dramaturgo estabelece com o gênero cinematográfico. Sendo assim, como base para o trabalho com atividades relacionadas ao audiovisual, esta pesquisa se valerá do material criado por Thiel & Thiel, Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Werner, Maristela Pugsley | |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CELEM_2012_1_03.pdf | 329,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.