Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Franciele Cristina
dc.date.accessioned2020-11-23T13:54:47Z-
dc.date.available2020-11-23T13:54:47Z-
dc.date.issued2013
dc.identifier.citationFREIRE, Franciele Cristina. La reina del sur: telenovelas en clases de español. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19009-
dc.description.abstractBasado en conceptos que dicen respeto a los géneros discursivos, Freirean approach y abordaje por tareas (específicamente acerca de la utilización del clipping en clase), a seguir, seran presentadas alternativas didácticas para utilización de telenovelas en la enseñanza de lengua española para alumnos brasileños. Mostrados en un trabajo de revisión de la literatura, será relacionada la adaptación televisiva, La Reina del Sur - original literario de Arthuro Pérez Reverte - como apoyo para busca de asuntos trabajados en su enredo. Así, para trabajar atividades didácticas relacionadas al audiovisual, la pesquisa va utilizar el material de Thiel & Thiel, Movie takes: a magia do cinema na sala de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectTelenovelaspt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectLinguagem e educaçãopt_BR
dc.subjectSpanish languagept_BR
dc.subjectTelevision soap operaspt_BR
dc.subjectLiterary formpt_BR
dc.subjectLanguage and educationpt_BR
dc.titleLa reina del sur: telenovelas en clases de españolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoCom base em conceitos referentes à utilização de gêneros discursivos, abordagem participativa e abordagem por tarefas (especificamente, acerca da utilização do clipping em sala de aula) serão apresentadas, neste trabalho de pesquisa, alternativas de atividades didáticas utilizando o gênero telenovela no ensino de língua espanhola para alunos brasileiros. Em um trabalho de revisão literária, serão desenvolvidas algumas questões envolvendo o gênero, bem como será utilizada a telenovela La Reina del Sur - adaptação da obra literária, de Arthuro Pérez-Reverte, grandemente vinculada entre o continente americano e a Espanha – como apoio para a busca de temáticas envolvidas com o enredo; demonstrando, assim, a capacidade de utilização do gênero. Será levada em conta a questão cultural e de caráter adaptativo de tal obra, bem como a relação que o gênero dramaturgo estabelece com o gênero cinematográfico. Sendo assim, como base para o trabalho com atividades relacionadas ao audiovisual, esta pesquisa se valerá do material criado por Thiel & Thiel, Movie takes: a magia do cinema na sala de aula.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Werner, Maristela Pugsley
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_2012_1_03.pdf329,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.