Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18987
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBirck, Daniele Maria Castanho
dc.date.accessioned2020-11-23T13:54:18Z-
dc.date.available2020-11-23T13:54:18Z-
dc.date.issued2014-05-16
dc.identifier.citationBIRCK, Daniele Maria Castanho. A tempestade em quadrinhos: análise de uma adaptação do texto Shakespeariano para o ensino de língua inglesa. 2014. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18987-
dc.description.abstractUsing literary texts in foreign language teaching has been considered relevant to the development of language acquisition. However, choosing literary texts that are appropriate to beginner or pre-intermediate levels is a great challenge. In order to solve this problem, many publishers offer adaptations of classical literary works to be used in foreign language teaching. This essay aimed at analysing the adaptation of Shakespeare’s The Tempest (1611) to the Heinle Cengage Learning comics entitled The Tempest: the Graphic Novel (2011). In order to build a theoretical basis to this study, a bibliographical research on the shakespearean play and on the artistic process of adaptation has been done. Finally, after analyzing the graphic novel per se, it was concluded that the association of images, the simplified text e the media conventions resulted in an appropriate and involving literary text to be used in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLínguas modernaspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos - Adaptaçõespt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLanguages, Modernpt_BR
dc.subjectComic books - Adaptationspt_BR
dc.titleA tempestade em quadrinhos: análise de uma adaptação do texto Shakespeariano para o ensino de língua inglesapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO uso de textos literários no ensino de línguas estrangeiras tem sido considerado relevante para o desenvolvimento da aquisição linguística. Entretanto, escolher textos literários adequados para níveis iniciantes e pré-intermediários é um grande desafio. Para resolver este problema, diversas editoras publicam obras que adaptam clássicos da literatura mundial para o ensino de línguas estrangeiras. O objetivo deste artigo foi analisar a adaptação do texto shakespeariano A tempestade (1611) para os quadrinhos da Heinle Cengage Learning que foi intitulada The Tempest: The Graphic Novel (2011). Para embasar teoricamente esta análise foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a peça shakespeariana e sobre o processo artístico de adaptação literária. Finalmente, após realizar a análise do romance gráfico, chegou-se a conclusão de que a associação entre imagens, texto simplificado e as convenções próprias da mídia em questão resultou um texto literário envolvente e adequado para se usar em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cabreira, Regina Helena Urias
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_2013_1_02.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.