Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18982
Título: | O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues |
Autor(es): | Fernandes, Rafaela |
Orientador(es): | Pazello, Elizabeth |
Palavras-chave: | Linguagem e línguas - Estudo e ensino Línguas modernas Bilingüismo Educação bilíngüe Professores - Formação Language and languages - Study and teaching Languages, Modern Bilingualism Education, Bilingual Teachers, Training of |
Data do documento: | 22-Set-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FERNANDES, Rafaela. O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
Resumo: | À luz da era da língua inglesa como uma língua global e frente à expansão do ensino desse idioma em escolas do mundo inteiro, e, em especial, no Brasil, a realização deste trabalho tem por objetivo fazer um levantamento teórico sobre o conceito de bilinguismo e a educação bilíngue. Ademais, busca-se analisar a percepção dos professores de escolas bilíngues sobre o conceito de bilinguismo com o intuito de traçar pontos de convergência e divergência sobre tal entendimento em relação à proposta das escolas bilíngues e à literatura existente sobre o assunto. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisa documental de cunho qualitativo, que se fez possível por meio de coleta de dados com questionário sobre percepções de professores de uma escola bilíngue em Curitiba acerca de seu entendimento do que é ser bilíngue. |
Abstract: | In light of English as a global language and on the face of its teaching and learning expansion worldwide, specially in Brazil, this study aims to conduct an overall review of the theories about the bilingualism concept and bilingual education. Moreover, this work also seeks to analyze the bilingual school teacher perceptions about the concept of bilingualism and stablishes points of convergence and divergence among their perspectives, the school pedagogical proposal and the existing literature on the subject. This study was developed based on desk and qualitative research enabled by a collection of data on the bilingual school teachers perceptions about bilingualism. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18982 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CELEM_XII_2016_8.pdf | 999,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.