Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18982
Título: O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues
Autor(es): Fernandes, Rafaela
Orientador(es): Pazello, Elizabeth
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Línguas modernas
Bilingüismo
Educação bilíngüe
Professores - Formação
Language and languages - Study and teaching
Languages, Modern
Bilingualism
Education, Bilingual
Teachers, Training of
Data do documento: 22-Set-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERNANDES, Rafaela. O que é ser bilíngue? Na percepção de professores de escolas bilíngues. 2016. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: À luz da era da língua inglesa como uma língua global e frente à expansão do ensino desse idioma em escolas do mundo inteiro, e, em especial, no Brasil, a realização deste trabalho tem por objetivo fazer um levantamento teórico sobre o conceito de bilinguismo e a educação bilíngue. Ademais, busca-se analisar a percepção dos professores de escolas bilíngues sobre o conceito de bilinguismo com o intuito de traçar pontos de convergência e divergência sobre tal entendimento em relação à proposta das escolas bilíngues e à literatura existente sobre o assunto. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisa documental de cunho qualitativo, que se fez possível por meio de coleta de dados com questionário sobre percepções de professores de uma escola bilíngue em Curitiba acerca de seu entendimento do que é ser bilíngue.
Abstract: In light of English as a global language and on the face of its teaching and learning expansion worldwide, specially in Brazil, this study aims to conduct an overall review of the theories about the bilingualism concept and bilingual education. Moreover, this work also seeks to analyze the bilingual school teacher perceptions about the concept of bilingualism and stablishes points of convergence and divergence among their perspectives, the school pedagogical proposal and the existing literature on the subject. This study was developed based on desk and qualitative research enabled by a collection of data on the bilingual school teachers perceptions about bilingualism.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18982
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_XII_2016_8.pdf999,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.