Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBenedito, Neotides da Silva
dc.date.accessioned2020-11-23T13:54:12Z-
dc.date.available2020-11-23T13:54:12Z-
dc.date.issued2016-09-26
dc.identifier.citationBENEDITO, Neotides da Silva. Português como língua de herança: estudo de caso sobre os desafios de aprendizagem na infância. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18981-
dc.description.abstractThis paper presents a study about the difficulties of a child to learn Portuguese as Heritage Language in the familiar environment. It presents literature data on the actors involved in the process of acquisition of PLH, with emphasis on family role. It highlights Kim's theory, based on the alternance of stress, adaptation and growth, which will define the internal dynamics of intercultural experiences in the process of learning a language, as a second one, as a heritage language. It tells the story of a 7 years old girl, daughter of Brazilian mother and German father, who initially refused to speak Portuguese. It presents the strategies adopted in order that this target could be achieved, and that included more active participation in social environments of learning, adoption of domestic practices of conversation, immersion in Brazilian culture through traveling to Brazil. It follows up the development of the child over a year, and at the end it compares the literature and the obtained results, proving the effectiveness of the adopted strategies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLínguas modernaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBilingüismo em criançaspt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLanguages, Modernpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectBilinguism in childrenpt_BR
dc.subjectCultural propertypt_BR
dc.subjectNative languagept_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.titlePortuguês como língua de herança: estudo de caso sobre os desafios de aprendizagem na infânciapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta um estudo sobre as dificuldades de se aprender Português como Língua de Herança no ambiente familiar. Apresenta dados da literatura sobre os atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem de PLH, com ênfase no papel da família. Destaca a teoria de Kim, que apresenta o aprendizado de um idioma, seja como segunda língua, seja como língua de herança, fundamentado na alternância entre estresse, adaptação e crescimento, que vai definir a dinâmica interna de experiências interculturais. Relata a trajetória de uma criança de 7 anos, filha de mãe brasileira e pai alemão, que inicialmente se recusava a falar esse idioma. Apresenta as estratégias adotadas para que tal objetivo pudesse ser alcançado, e que incluíram participação mais ativa em ambientes sociais de aprendizado, adoção de práticas domésticas de conversação, imersão na cultura brasileira através de viagem ao Brasil. Faz um acompanhamento da evolução dessa criança ao longo de um ano, e ao final comprova a eficácia das estratégias adotadas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Baldin, Fernanda Deah Chichorro
dc.contributor.referee1Baldin, Fernanda Deah Chichorro
dc.contributor.referee2Werner, Maristela Pugsley
dc.contributor.referee3Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_XII_2016_7.pdf669,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.