Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18979
Título: | Questões de identidade no aprendizado de português para hispanófonos |
Título(s) alternativo(s): | Cuestiones de identidad en el aprendizaje de portugués para hispanohablantes |
Autor(es): | Andrade, Lis Helene Skrzypiec |
Orientador(es): | Baldin, Fernanda Deah Chichorro |
Palavras-chave: | Linguagem e línguas - Estudo e ensino Línguas modernas Língua portuguesa - Compêndios para estrangeiros Língua portuguesa Language and languages - Study and teaching Languages, Modern Portuguese language - Textbooks for foreign speakers Portuguese language |
Data do documento: | 26-Set-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ANDRADE, Lis Helene Skrzypiec. Questões de identidade no aprendizado de português para hispanófonos. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
Resumo: | A aprendizagem de uma língua estrangeira não é necessariamente um caminho fácil e plano, pois aprender uma língua estrangeira é também tornar-se um pouco um outro a partir da tomada da palavra do outro, que faz refletir sobre a própria identidade do sujeito cindido, que não é único ou uno. Para verificar a premissa acima, a proposta dessa pesquisa é a de analisar depoimentos de alunos hispano-americanos de português como língua adicional em contexto de imersão, verificando, a partir do modo como eles veem a nova língua e seu aprendizado, os modos de constituição ou reconstituição de sua identidade. |
Abstract: | El aprendizaje de una lengua extranjera no es necesariamente un camino fácil y llano, ya que aprender una lengua extranjera también es tornarse algo de otro, a partir de la tomada de uso de la palabra, lo que hace reflexionar acerca de su propia identidad como sujeto escindido, que no es único o uno. Para verificar la premisa arriba, la propuesta de esa investigación es la de analizar deposiciones de alumnos hispanoamericanos de portugués como lengua adicional en contexto de inmersión verificando, empezando por el modo como ellos ven a la nueva lengua y su aprendizaje, los modos de constitución o reconstitución de su identidad. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18979 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CELEM_XII_2016_4.pdf | 375,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.