Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18977
Título: | Aprendizagem de espanhol por crianças em curso de línguas: adequação e afetividade |
Título(s) alternativo(s): | Aprendizaje de español para niños en curso de lenguas: adecuación y afectividad |
Autor(es): | Cortez, Deise Mara |
Orientador(es): | Baldin, Fernanda Deah Chichorro |
Palavras-chave: | Linguagem e línguas - Estudo e ensino Línguas modernas Língua espanhola - Estudo e ensino Língua espanhola Motivação na educação Aprendizagem Language and languages - Study and teaching Languages, Modern Spanish language - Study and teaching Spanish language Motivation in education Learning |
Data do documento: | 26-Set-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | CORTEZ, Deise Mara. Aprendizagem de espanhol por crianças em curso de línguas: adequação e afetividade. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar contribuições a futuros professores de espanhol como língua estrangeira (ELE) para que estabeleça uma relação afetiva e adequada com os estudantes. Tratamos de buscar nas principais obras educacionais e pedagógicas, referências sobre afetividade e motivação no processo de aprendizagem. Neste estudo, além da realização de uma pesquisa bibliográfica, houve também a realização de uma pesquisa de campo por meio do gênero textual carta de agradecimento. Sendo assim, nesta monografia se relata uma experiência vivida por uma professora de espanhol (LE), cuja dificuldade em manter o interesse dos alunos, (de 9 e 10 anos) e inexperiência com estudantes dessa faixa etária, desejou aprofundar-se a temas que tivessem relação com família. A pesquisa tem como obras-base os seguintes textos: Gêneros textuais (Marcuschi, 2008); Sequências didáticas (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) e Motivação (Fernández e Callegari, 2009). |
Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo presentar las contribuciones a los futuros profesores de español como lengua extranjera (ELE) para establecer una relación afectiva y apropiada con los estudiantes. Tratamos de mirar a grandes obras educativas y pedagógicas, referencias acerca de la afectividad y la motivación en el proceso de aprendizaje. En este estudio, además de llevar a cabo una búsqueda en la literatura, también fue realizado una investigación de campo a través del género la carta de agradecimiento. Por lo tanto, esta monografía describe una experiencia vivida por una profesora español (LE), cuya dificultad para mantener el interés del alumno, (9 y 10) y la falta de experiencia con los estudiantes de esta edad, deseaba profundizar en los temas que tenía relación con la familia. La investigación se centra en los siguientes textos: Los géneros textuales (Marcuschi, 2008); Secuencias didácticas (Dolz, Noverraz y Schneuwly, 2004) y Motivación (Fernández y Callegari, 2009). |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18977 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CELEM_XII_2016_2.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.