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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18969
Título: | Ensino de pronúncia: visões de professores de inglês em três contextos diferentes de ensino |
Título(s) alternativo(s): | Pronunciation teaching: teachers of the english language’s viewsin three teaching contexts |
Autor(es): | Swiech, Rafael |
Orientador(es): | Gomes, Maria Lúcia de Castro |
Palavras-chave: | Língua inglesa Língua inglesa - Pronúncia Professores - Formação English language English language - Pronunciation Teachers, Training of |
Data do documento: | 13-Jul-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SWIECH, Rafael. Ensino de pronúncia: visões de professores de inglês em três contextos diferentes de ensino. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva analisar como o professor de língua inglesa percebe sua identidade e ao mesmo tempo aborda a pronúncia no ensino de inglês. Se baseando nos princípios do inglês como língua franca pretende-se também apontar qual o grau de conhecimento a respeito do tema e da utilização dessa abordagem. A pesquisa acontece com representantes de centro de idioma, do Ensino Regular e do Ensino Superior, com o propósito de traçar um paralelo comparativo dos três grupos. A metodologia utilizada para a coleta e análise de dados é quantitativa e qualitativa. No referencial teórico são levantados autores sobre o ensino da pronúncia do inglês: Albini e Gomes (2014), Becker (2014), Crystal (2010), Kenworthy (1994), Jenkins (2000), dentre outros. Como resultado pode-se perceber que, apesar do discurso comum dos professores defendendo o ensino com a construção de inteligibilidade ainda há muitas crenças, preconceitos e falta de conhecimento a respeito do inglês como língua franca, especialmente entre professores de centros de idioma. Portanto, entende-se que o ensino de inglês não é comum a todos os seguimentos em que acontece e que cabe a academia maiores pesquisas integradoras quanto a abordagens como do inglês como língua franca. |
Abstract: | This research aims to analyze how English teachers see their identity and at the same time addresses the pronunciation in English teaching. Based on the principles of English as a lingua franca, this piece of work points out the degree of knowledge on the matter, as well as the usage of this approach. The research had language center, Regular Schooling and University Education teachers, in order to draw a parallel comparison of the three groups. The methodology used for the collection and analysis of data is quantitative and qualitative. The theoretical framework authors are mainly of English pronunciation teaching: Albini and Gomes (2014), Becker (2014), Crystal (2010), Kenworthy (1994), Jenkins (2000), among others. As a result, one can see that despite the common discourse of teachers defending learning based on the construction of intelligibility there are still many beliefs, prejudices and lack of knowledge of the English as a lingua franca, especially among teachers of language centers. Therefore, it is understood that the teaching process of English is not common to all segments it happens and that it is a duty of the Educational Academy to develop more integrative researches approaching subjects such as English as a lingua franca. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18969 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas |
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