Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18961
Título: | Literatura infantil e memória cultural |
Autor(es): | Santos, Sônia Duarte dos |
Orientador(es): | Nascentes, Zama Caixeta |
Palavras-chave: | Literatura infantojuvenil Cultura Memória Children's literature Culture Memory |
Data do documento: | 18-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANTOS, Sônia Duarte dos. Literatura infantil e memória cultural. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho de pesquisa é de natureza descritiva, tendo como objetivo analisar uma obra da literatura infantil que trata da preservação da memória cultural de um povo. A análise teve como objeto de pesquisa a obra literária As Aventuras de Tibicuera, que são também as do Brasil, de Érico Veríssimo. Para tanto, inicialmente foi feita a leitura da obra e, a seguir, buscou-se conceituar literatura, memória e cultura. Finalmente, passou-se à análise dos procedimentos textuais e fenômenos ali inseridos pelo autor na narrativa, envolvendo o comportamento e as reações ali refletidas no personagem principal por meio da contraposição com outra cultura. A metodologia utilizada é qualitativa de cunho bibliográfico. Conclui-se que a preservação da memória do povo Tupinambá ocorre por meio da transmissão oral, de pai para filho. Já a preservação da cultura brasileira ocorre na leitura de obras memoriais, sejam lúdicas, sejam pedagógicas, voltadas para o público infantil, com atenção para a linguagem, as ilustrações, com narrativas voltadas ao imaginário da criança. Verificou-se a alteridade produzida no tempo e espaço trilhados pelo personagem, com base em suas origens e antepassados a partir do diálogo com o outro e a aculturação. |
Abstract: | The present research work is of a descriptive nature, was aiming to analyze a children's literature work that deals with a people’s cultural memory preservation. The object of the analysis was the literary work The Adventures of Tibicuera, which are also the ones of Brazil by Erico Veríssimo. Therefore, the work was initially read and then, we sought to conceptualize literature, memory and culture. Lastly, we proceeded to analyze the textual procedures and phenomena inserted by the author in the narrative, involving the behavior and the reactions reflected in the main character through the contrast with another culture. The methodology used is qualitative in bibliographic terms. It is concluded that the memory preservation of the Tupinambá people occurs through oral transmission, from father to son. On the other hand, the preservation of Brazilian culture takes place in the reading of memorable works, whether playful or pedagogical, aimed at the children's audience, with attention to the language and illustrations, with narratives focused on the child's imagination. It was verified the alterity produced in the time and space trodden by the character, based on its origins and ancestors from the dialog with the other and the acculturation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18961 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPLI_2_2018_07.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.