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dc.creatorCampos, Dalmir Matteus de
dc.date.accessioned2020-11-23T13:44:19Z-
dc.date.available2020-11-23T13:44:19Z-
dc.date.issued2018-10-30
dc.identifier.citationCAMPOS, Dalmir Matteus de. Menes e conhecimentos linguísticos: proposta de análise e aplicação. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18952-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectSistemas hipertextopt_BR
dc.subjectLinguagem e internetpt_BR
dc.subjectLinguagem e cultura - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectTextos - Gêneropt_BR
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics)pt_BR
dc.subjectHypertext systemspt_BR
dc.subjectLanguage and the Internetpt_BR
dc.subjectLanguage and culture - Technological innovationspt_BR
dc.subjectTexts - Genderpt_BR
dc.titleMenes e conhecimentos linguísticos: proposta de análise e aplicaçãopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa descrever e propor uma análise linguística a partir de um conjunto de menes (site dos menes), tomando como base as propostas de diferenciação e integração entre conhecimento linguístico (epilinguístico e metalinguístico), a questão da linguagem e produção textual, e relação da linguagem com as novas tecnologias disponíveis. As diferentes formas de apresentação e leitura de textos, especificamente gênero menes, sendo estes analisados sob uma perspectiva da construção hipertextual, para tanto foram considerados alguns pressupostos teóricos dos conceitos de hipertextos; considerando a produção textual com a utilização das novas tecnologias e as diversas semioses, bem como os novos gêneros textuais gerados nessa nova era; Entre os linguistas que se dedicam aos estudos dessa intrincada combinação de textos, hipertextos, gêneros digitais e novas tecnologias estão alguns como Marcuschi (2010), Xavier (2013), Recuero (2012); O conhecimento linguístico ancorado nos pressupostos teóricos de Bezerra (2013), Franchi (2006), Bagno (2015) deve ser analisado também a partir da produção enunciativa, de que fala Bakhtin (2011), no contexto sócio cognitivo, sempre sob um olhar dialógico, tendo como foco a produção e recepção textual, e que análise linguística do contexto deve estar indissociavelmente conectada a seu contexto, observando a interação que ocorre entre os interlocutores; como se organizam os elemento linguísticos para dar sentido na formação textual. Enfim, um trabalho voltado para exploração dos temas como a relação entre a linguagem e a tecnologia; os conhecimentos linguísticos usados na produção textual no ambiente das novas tecnologias, novos suportes, novos gêneros textuais; bem como a apresentação de propostas concretas da aplicabilidade dos conceitos estudados, analisados, porque a teoria deve estar sempre próxima à prática, com propostas de fato exequíveis, considerando sempre a contextualização do todo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves
dc.contributor.referee1Bertucci, Roberlei Alves
dc.contributor.referee2Lisboa, Wellington Teixeira
dc.contributor.referee3Lima, Marcelo Fernando de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
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