Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18950
Título: | A interdisciplinaridade no ensino de literatura e o conhecimento prévio do aluno |
Autor(es): | Maia, Rosa Maria |
Orientador(es): | Muniz, Maria Ieda Almeida |
Palavras-chave: | Contexto (Linguística) Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Leitura Escolas Context (Linguistics) Interdisciplinary approach in education Reading Schools |
Data do documento: | 19-Mar-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MAIA, Rosa Maria. A interdisciplinaridade no ensino de literatura e o conhecimento prévio do aluno. 2016. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
Resumo: | Este trabalho pontua algumas reflexões do trabalho interdisciplinar no ensino de leitura, alicerçado numa concepção sociointeracionista com o objetivo de ativar o conhecimento prévio do aluno para possibilitar o desenvolvimento de procedimentos que propiciem a formação de um aluno leitor, crítico e formador de opinião. Essa leitura deve se basear na leitura de gêneros textuais de diferentes agrupamentos tipológicos, em que a sustentação e negociação de tomadas de posição são necessárias para promover o questionamento e discussão de problemas sociais, de valores e ideologia veiculados pelo contexto social. Pois, a maioria dos alunos não apreciam a leitura nos componentes curriculares como articuladora do saber, e sim, como uma decodificação de signos, sem atribuir sentido ou significação, devido à falta de concentração que é propiciada pelo imediatismo das tecnologias digitais. Como é função da escola apresentar a diversidade de gêneros textuais, para o aluno, faz-se necessário, desenvolver um trabalho interdisciplinar, estimular o leitor a identificar o gênero de texto que irá ler, assim envolvendo todas as disciplinas do currículo escolar, para que a leitura seja compreendida como um fator determinante no desenvolvimento das competências e habilidades do aluno. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18950 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IE_2015_08.pdf | 560,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.