Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18949
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Xavier, Miriam Salvina | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:44:09Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:44:09Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-19 | |
dc.identifier.citation | XAVIER, Miriam Salvina. Os contos de mistério e crime numa proposta para o ensino de literatura. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18949 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Conto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Mistério | pt_BR |
dc.subject | Motivação na educação | pt_BR |
dc.subject | Short story | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Mystery | pt_BR |
dc.subject | Motivation in education | pt_BR |
dc.title | Os contos de mistério e crime numa proposta para o ensino de literatura | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetivou o incentivo ao interesse pela leitura da Literatura brasileira dos alunos do 1º ano do ensino médio, através do gênero literário “conto”, tendo como tema principal a abordagem ao mistério e ao crime, utilizando para tanto, especificamente produções literárias de autores brasileiros. Com base em experiências anteriores, pode-se dizer que a leitura obrigatória imposta pelas escolas gera um afastamento natural da grande maioria dos alunos pela leitura literária brasileira. Partindo desse princípio, pressupõe-se que a apresentação de um texto relativamente curto, que possa ser trabalhado em sala de aula, objetivando a pretensão de instigar a curiosidade do educando quanto ao desfecho da trama, pode e deve exercer papel fundamental no despertar do real interesse pela leitura de uma maneira geral. Nesse sentido, acredita-se que a busca por temas que exerçam certo fascínio, seja sem dúvida, a ferramenta mais importante para se atingir os objetivos visados, uma vez que, motivar o aluno a ler é uma das estratégias para torná-lo leitor. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Polese, Edna da Silva | |
dc.contributor.referee1 | Polese, Edna da Silva | |
dc.contributor.referee2 | Galera, Joscely Maria Bassetto | |
dc.contributor.referee3 | Mansano Neto, João | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IE_2015_07.pdf | 420,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.