Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Miriam Salvina
dc.date.accessioned2020-11-23T13:44:09Z-
dc.date.available2020-11-23T13:44:09Z-
dc.date.issued2016-03-19
dc.identifier.citationXAVIER, Miriam Salvina. Os contos de mistério e crime numa proposta para o ensino de literatura. 2016. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18949-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMistériopt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectShort storypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectMysterypt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.titleOs contos de mistério e crime numa proposta para o ensino de literaturapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou o incentivo ao interesse pela leitura da Literatura brasileira dos alunos do 1º ano do ensino médio, através do gênero literário “conto”, tendo como tema principal a abordagem ao mistério e ao crime, utilizando para tanto, especificamente produções literárias de autores brasileiros. Com base em experiências anteriores, pode-se dizer que a leitura obrigatória imposta pelas escolas gera um afastamento natural da grande maioria dos alunos pela leitura literária brasileira. Partindo desse princípio, pressupõe-se que a apresentação de um texto relativamente curto, que possa ser trabalhado em sala de aula, objetivando a pretensão de instigar a curiosidade do educando quanto ao desfecho da trama, pode e deve exercer papel fundamental no despertar do real interesse pela leitura de uma maneira geral. Nesse sentido, acredita-se que a busca por temas que exerçam certo fascínio, seja sem dúvida, a ferramenta mais importante para se atingir os objetivos visados, uma vez que, motivar o aluno a ler é uma das estratégias para torná-lo leitor.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee1Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee2Galera, Joscely Maria Bassetto
dc.contributor.referee3Mansano Neto, João
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IE_2015_07.pdf420,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.