Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18946
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ramos, Maria Eviane | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:44:00Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:44:00Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-21 | |
dc.identifier.citation | RAMOS, Maria Eviane. Mediar leituras: o desafio de formar leitores em sala de aula. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18946 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitura - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Leitores - Reação crítica | pt_BR |
dc.subject | Cereja, William Roberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Reading - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Reader-response criticism | pt_BR |
dc.subject | Portuguese language | pt_BR |
dc.title | Mediar leituras: o desafio de formar leitores em sala de aula | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo pesquisar a leitura em sala de aula e a literatura como disciplina. Foram entrevistados alunos e professores do ensino médio. A partir das considerações deles e embasados na pesquisa de William Roberto Cereja nos foi possível levantar alguns tópicos sobre o tema. A leitura ocupa espaço, não só no ensino de língua portuguesa, mas em todas as outras disciplinas, e é, também, instrumento de socialização. Por meio da leitura crítica, não somente do texto escrito, mas de todo discurso presente também em imagens, o indivíduo é capaz de compreender melhor as mensagens e o intuito delas transformando-se, de um reprodutor de um discurso dominante, em um produtor dos seus próprios discursos, contudo, na sala de aula nem sempre é possível estimular e formar um leitor crítico, pois a dinâmica e o currículo nem sempre dialogam e convergem a essa formação. Mediar leituras é de suma importância e um desafio transdisciplinar na atualidade. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Polese, Edna da Silva | |
dc.contributor.referee1 | Polese, Edna da Silva | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Maurini de | |
dc.contributor.referee3 | Mansano Neto, João | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IE_2015_04.pdf | 530,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.