Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Maria Eviane
dc.date.accessioned2020-11-23T13:44:00Z-
dc.date.available2020-11-23T13:44:00Z-
dc.date.issued2015-11-21
dc.identifier.citationRAMOS, Maria Eviane. Mediar leituras: o desafio de formar leitores em sala de aula. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18946-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeitores - Reação críticapt_BR
dc.subjectCereja, William Robertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectReading - Study and teachingpt_BR
dc.subjectReader-response criticismpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.titleMediar leituras: o desafio de formar leitores em sala de aulapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo pesquisar a leitura em sala de aula e a literatura como disciplina. Foram entrevistados alunos e professores do ensino médio. A partir das considerações deles e embasados na pesquisa de William Roberto Cereja nos foi possível levantar alguns tópicos sobre o tema. A leitura ocupa espaço, não só no ensino de língua portuguesa, mas em todas as outras disciplinas, e é, também, instrumento de socialização. Por meio da leitura crítica, não somente do texto escrito, mas de todo discurso presente também em imagens, o indivíduo é capaz de compreender melhor as mensagens e o intuito delas transformando-se, de um reprodutor de um discurso dominante, em um produtor dos seus próprios discursos, contudo, na sala de aula nem sempre é possível estimular e formar um leitor crítico, pois a dinâmica e o currículo nem sempre dialogam e convergem a essa formação. Mediar leituras é de suma importância e um desafio transdisciplinar na atualidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee1Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee2Souza, Maurini de
dc.contributor.referee3Mansano Neto, João
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IE_2015_04.pdf530,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.