Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Eliene Ferreira de Oliveira
dc.date.accessioned2020-11-23T13:43:57Z-
dc.date.available2020-11-23T13:43:57Z-
dc.date.issued2016-03-19
dc.identifier.citationSOUZA, Eliene Ferreira de Oliveira. Gêneros textuais: breve análise do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulo. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18945-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTextspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleGêneros textuais: breve análise do processo de ensinoa-prendizagem de alunos e professores do sexto ano do ensino fundamental de escola periférica, da cidade de São Paulopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a abordagem que é dada aos gêneros textuais nas salas de aulas do sexto ano de duas escolas de ensino fundamental da periferia da cidade de São Paulo. A metodologia adotada parte da apresentação do ponto de vista de diversos autores, entre eles: Schneuwly; Dolz (2011),Geraldi (2003), Marcuschi(2003)e das bases curriculares descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Serão consideradas a pesquisa bibliográfica e a de campo com o objetivo de indicar diretrizes metodológicas e didáticas para os professores. O trabalho realizou-se através da observação da práxis nas escolas, de como seus agentes têm lidado com a produção textual e, em especial, se há contribuição para a formação de um cidadão que domine a escrita e a leitura. A discussão abordará a importância da escrita com ênfase na reflexão sobre os problemas sociais e não simplesmente como fonte de créditos para a aprovação. A análise buscará, ainda, contribuir com subsídios e instrumentos didáticos para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Fagundes, Edson Domingos
dc.contributor.referee1Fagundes, Edson Domingos
dc.contributor.referee2Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas
dc.contributor.referee3Cantarin, Márcio Matiassi
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IE_2015_03.pdf407,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.