Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18942
Título: Como formar jovens leitores: Uma discussão sobre o desenvolvimento do gosto pela leitura
Autor(es): Oliveira, Daiana Pereira Pinheiro de
Orientador(es): Mandaji, Carolina Fernandes da Silva
Palavras-chave: Leitores - Reação crítica
Motivação (Psicologia)
Leitura
Literatura infantojuvenil
Reader-response criticism
Motivation (Psychology)
Reading
Children's literature
Data do documento: 5-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Daiana Pereira Pinheiro de. Como formar jovens leitores? Uma discussão sobre o desenvolvimento do gosto pela leitura. 2015. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este trabalho busca compreender quais são os fatores que auxiliam na formação de jovens leitores, relacionando para isso, proposições de leitura que fazem parte do universo cotidiano destes jovens. O objetivo é mostrar que a leitura pode se tornar um momento mais prazeroso e motivador. Pretende-se, pois fazer uma discussão sobre a formação do leitor nesse sentido, a literatura infanto juvenil ocupa um papel primordial, pois expressa as diversas linguagens que compõem a sociedade na qual o jovem está inserido. Também é objetivo deste trabalho, procurar refletir como a leitura pode ser trabalhada na escola, na construção do conhecimento e contribuindo na preparação do cidadão, por meio de uma pesquisa teórica com base em autores como: José Nicolau Gregorin Filho, Isabel Solé, Regina Zilberman, entre outros e utilizando também uma pesquisa qualitativa.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18942
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IO_2015_02.pdf508,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.