Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18942
Título: | Como formar jovens leitores: Uma discussão sobre o desenvolvimento do gosto pela leitura |
Autor(es): | Oliveira, Daiana Pereira Pinheiro de |
Orientador(es): | Mandaji, Carolina Fernandes da Silva |
Palavras-chave: | Leitores - Reação crítica Motivação (Psicologia) Leitura Literatura infantojuvenil Reader-response criticism Motivation (Psychology) Reading Children's literature |
Data do documento: | 5-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | OLIVEIRA, Daiana Pereira Pinheiro de. Como formar jovens leitores? Uma discussão sobre o desenvolvimento do gosto pela leitura. 2015. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Este trabalho busca compreender quais são os fatores que auxiliam na formação de jovens leitores, relacionando para isso, proposições de leitura que fazem parte do universo cotidiano destes jovens. O objetivo é mostrar que a leitura pode se tornar um momento mais prazeroso e motivador. Pretende-se, pois fazer uma discussão sobre a formação do leitor nesse sentido, a literatura infanto juvenil ocupa um papel primordial, pois expressa as diversas linguagens que compõem a sociedade na qual o jovem está inserido. Também é objetivo deste trabalho, procurar refletir como a leitura pode ser trabalhada na escola, na construção do conhecimento e contribuindo na preparação do cidadão, por meio de uma pesquisa teórica com base em autores como: José Nicolau Gregorin Filho, Isabel Solé, Regina Zilberman, entre outros e utilizando também uma pesquisa qualitativa. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18942 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IO_2015_02.pdf | 508,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.