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dc.creatorBueno, Lucas-
dc.date.accessioned2016-12-09T18:58:47Z-
dc.date.available2016-12-09T18:58:47Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.identifier.citationBUENO, Lucas. Otimização do scheduling do transporte de derivados escuros de petróleo em uma malha dutoviária. 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1893-
dc.description.abstractIn this work it is presented an approach to the optimization of the scheduling of heavy oil derivatives transportation in a pipeline network. There are four refineries in this network, three intermediate nodes and one maritime terminal. The derivatives transport is influenced by practical constraints and political needs, and so the scheduling problem is complex, which encourages the development of the current work. Some characteristics of this problem should be noticed, like the necessity of products exchanges on tanks during a scheduling horizon and the necessity of products blends. It is described an approach in which groups of products with unified inventory are treated. An approach in which, on the planning model, the main objective to optimize is the balance of the inventory and different periods are handled due the existence of products exchange on tanks, maintenance of tanks and periods in which the pipelines should not be used due heating constraints. The tanking park problem is also addressed in a more precise way than previous works. Heating constraints and blends of products are also treated. To solve this problem in a reasonable computational time (less than 1 minute) it is utilized a decomposition approach and Mixed Integer Linear Programming (MILP) models and heuristics to solve these sub-problems. It is also used real operational data of this pipeline network for experimentation purposes. With the analysis of the results it is concluded that the approach here described for the solution of the presented problem is viable in computational times terms and that the obtained results can assist the specialists of the network in the decision-making process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPetróleo - Derivadospt_BR
dc.subjectOleodutos de petróleo - Programação linearpt_BR
dc.subjectProgramação heurísticapt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectPetroleum productspt_BR
dc.subjectPetroleum pipelines - Linear programmingpt_BR
dc.subjectHeuristic programmingpt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleOtimização do scheduling do transporte de derivados escuros de petróleo em uma malha dutoviáriapt_BR
dc.title.alternativeTransport scheduling optimization of heavy oil derivatives in a pipeline networkpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoApresenta-se neste trabalho uma abordagem para a otimização do scheduling do transporte de derivados escuros de petróleo, em uma malha dutoviária. A malha em questão possui 4 refinarias, 3 nós intermediários e um terminal marítimo. A movimentação dos derivados é influenciada por necessidades e restrições políticas e operacionais, o que torna o problema de scheduling complexo e motiva o desenvolvimento desta dissertação. Algumas características deste problema devem ser notadas, como a necessidade da realização de trocas de produtos nos tanques durante um horizonte de programação e da realização de misturas de dois produtos para obtenção de um terceiro. Descreve-se uma abordagem onde se contempla o tratamento de grupos de produtos com o estoque unificado. Onde também, no modelo de planejamento, o balanço de inventário é o fator determinante na otimização e se manipulam diferentes períodos devido a existência da troca de produtos nos tanques, manutenção nos tanques e períodos em que os dutos ficam sem movimentação. Onde também é tratada de forma mais precisa do que trabalhos anteriores a questão do parque de tancagem e onde são tratadas as restrições de aquecimento e misturas. Utiliza-se uma decomposição do problema e modelos de Programação Linear Inteira Mista (PLIM) e heurísticas para solução destes subproblemas em um tempo computacional aceitável (menos de 1 minuto). Utilizam-se dados reais de operação desta malha para experimentação. Conclui-se com a análise dos resultados que a abordagem aqui descrita para resolução do problema apresentado é viável em termos computacionais e que os resultados obtidos podem auxiliar os especialistas da rede no processo de tomada de decisões.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926275508701327pt_BR
dc.contributor.advisor1Neves Junior, Flavio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0494282486171725pt_BR
dc.contributor.referee1Neves Junior, Flávio-
dc.contributor.referee2Scarpin, Cassius Tadeu-
dc.contributor.referee3Magatão, Leandro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

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