Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18938
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Telma Canieto | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:43:36Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:43:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-11 | |
dc.identifier.citation | ZILIO, Roberta Carvalho. Formação literária por meio de diferentes manifestações artísticas: um estudo comparativo entre as obras: “Capitães da Areia” e “Última parada 174”. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18938 | - |
dc.description.abstract | After the abolition of slavery and the massive immigration of Europeans to Brazil, the ex - freedmen were unable to work because the large landowners did not believe in their potentiality. Feeling themselves marginalized and discriminated against by society, these blacks began to group together. They began to live poorly. Yet they found in a social movement, samba, a means of expression. In the 1930s and 1940s, under the dictatorship of Getúlio Vargas, this rogue was soon nationalized. However, the dictatorial government getulista, pressures the rascal to assume the role of citizen, without offering basic conditions for this transformation. In the 60's, more precisely 1964, with the military coup, the trickster is revered by Chico Buarque, in some of his songs, to make a parallel between the rascal of the hill and the malandro in suit and tie. Aggravating the dictatorship and freedom of expression of the artists, Chico deepened in letters that would bother the dictatorial power and with that he would suffer persecution and many of his melodies would be censored, according to the author's own testimony and records in books, newspapers and magazines. This work intends, initially, to analyze some songs of its denominated: phase rogue. However, it will focus primarily on the analysis of songs, which, for the period, were quite emblematic and questioning, with respect to their context. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Política e cultura | pt_BR |
dc.subject | Ditadura | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.subject | Politics and culture | pt_BR |
dc.subject | Dictatorship | pt_BR |
dc.subject | Popular culture | pt_BR |
dc.subject | Buarque, Chico, 1944- | pt_BR |
dc.title | A revolta da MPB contra a ditadura militar na voz de Chico Buarque de Hollanda | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Após a abolição da escravatura e com a imigração em massa dos Europeus para o Brasil, os recentes alforriados não conseguiam trabalho, pois os grandes latifundiários não acreditavam em sua potencialidade. Sentindo se marginalizados e discriminados pela sociedade, estes negros, começaram a se agrupar. Passaram a viver pobremente. Contudo, encontram num movimento social, o samba, um meio de expressão. Nas décadas de 30 e 40, sob a ditadura de Getúlio Vargas, este malandro logo é nacionalizado. Mas, o governo ditatorial getulista, pressiona o malandro assumir o papel de cidadão, sem oferecer condições básicas para esta transformação. Na década de 60, mais precisamente 1964, com o golpe militar, o malandro é reverenciado por Chico Buarque, em algumas de suas canções, para realizar um paralelo entre o malandro do morro e o malandro de terno e gravata. Agravando se a ditadura e a liberdade de expressão dos artistas, Chico aprofunda se em letras que iriam incomodar o poder ditatorial e com isso sofreria perseguições e muitas de suas melodias seriam censuradas, conforme depoimento do próprio autor e registros em livro, jornais e revistas. Este trabalho se propõe, inicialmente, analisar algumas canções de sua denominada: fase malandro. Contudo se concentrará primordialmente nas análises de canções, as quais, para o período, eram bastante emblemática e questionadora, com relação ao seu contexto. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Rogério Caetano de | |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Rogério Caetano de | |
dc.contributor.referee2 | Franz, Marcelo | |
dc.contributor.referee3 | Mansano Neto, João | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPLO_2_2018_13.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.