Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Felipe Souza
dc.date.accessioned2020-11-23T13:43:15Z-
dc.date.available2020-11-23T13:43:15Z-
dc.date.issued2018-08-11
dc.identifier.citationARAÚJO, Felipe Souza. A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18931-
dc.description.abstractThe present research brings an approach on the formation of the literary reader in the school environment. To do so, it presents a discussion about language, reading, and literature as a social function, as well as the role of the school and the teacher's responsibility in the process of literary formation. It also exposes the concept of aesthetics of reception and how it sees the reader. It elucidates the steps that comprise the horizon of expectations of the reader. In addition, it makes an explanation about the concept of intermidiality, relating it to the receptional method. After that, it indicates a didactic sequence, based on the steps of the receptive method, discussing later the results obtained through it. In order to carry out the work, we chose as methodology the bibliographical research with qualitative approach, of an applied nature, aiming an exploratory research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeitores - Reação críticapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectEstética na literaturapt_BR
dc.subjectReader-response criticismpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectIntermedialitypt_BR
dc.subjectAesthetics in literaturept_BR
dc.titleA leitura comparada: um método de recepção para formação de leitorespt_BR
dc.title.alternativeComparative reading: a reception method for reader formationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa traz uma abordagem sobre a formação do leitor literário no ambiente escolar. Para tanto, apresenta uma discussão sobre linguagem, leitura, e literatura como função social, bem como o papel da escola e a responsabilidade do professor no processo de formação literária. Expõe também o conceito de estética da recepção e como esta enxerga o leitor. Elucida as etapas que compreendem o horizonte de expectativas do leitor. Além disso, faz explanação a respeito do conceito de intermidialidade, relacionando-o ao método recepcional. Após isso, indica uma sequência didática, baseada nas etapas do método recepcional, discutindo posteriormente os resultados obtidos por meio dela. Para realizar o trabalho, escolheu-se como metodologia a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, tendo como objetivo uma pesquisa exploratória.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Rogério Caetano de
dc.contributor.referee1Almeida, Rogério Caetano de
dc.contributor.referee2Franz, Marcelo
dc.contributor.referee3Bertucci, Roberlei Alves
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLO_2_2018_06.pdf616,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.