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dc.creatorMagalhães, Erika Pereira de
dc.date.accessioned2020-11-23T13:42:10Z-
dc.date.available2020-11-23T13:42:10Z-
dc.date.issued2016-03-19
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Erika Pereira de. A linguagem do jovem da periferia e suas implicações sociais: a apropriação da língua como bem cultural. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18906-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Variaçãopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPeriferiaspt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Variationpt_BR
dc.subjectYoung adultspt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectInner citiespt_BR
dc.titleA linguagem do jovem da periferia e suas implicações sociais: a apropriação da língua como bem culturalpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA linguagem, como um dos principais mecanismos na formação discursiva, tem papel primordial na transição social, contribuindo para a formação da identidade de seus agentes. A crescente participação de sujeitos oriundos das periferias no cenário cultural brasileiro cobra deles uma formação discursiva que proporcione consciência linguística e autoconfiança para a legitimação dessa cultura, apesar dos estereótipos que já carrega. Considerando a importância do jovem na sociedade e neste novo cenário cultural, o presente artigo tem por objetivo analisar os níveis de formação discursiva e de consciência linguística do jovem da periferia, buscando identificar as implicações desta linguagem na vida pessoal e no contexto social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo através de um formulário aplicado a jovens da periferia da cidade de Diadema, Grande São Paulo. Os dados coletados foram analisados em conjunto com relatórios emitidos pelo Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social de Diadema, que traçam o perfil da população jovem da cidade. A análise dos dados possibilitou verificar os níveis de escolaridade, os hábitos linguísticos, culturais e de entretenimento, além dos níveis de consciência linguística e possíveis preconceitos sofridos em decorrência da linguagem desses jovens. Apesar da consciência da necessidade de adaptação da linguagem e uso de suas variantes, poucos são os que conseguem fazê-lo satisfatoriamente. Além disso, a formação discursiva deficiente acaba por facilitar a contaminação dos jovens com os estereótipos existentes em torno da sua própria linguagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Fagundes, Edson Domingos
dc.contributor.referee1Fagundes, Edson Domingos
dc.contributor.referee2Freitas, Margarth de Souza
dc.contributor.referee3Silveira, Ana Paula Pinheiro da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
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