Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18903
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Aline Pontes de | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:42:03Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:42:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-12 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Aline Pontes de. O uso de fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento das competências leitora e escritora. 2015. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18903 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Fábulas | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject | Fables | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Education - Methodology | pt_BR |
dc.title | O uso de fábulas no ensino fundamental para o desenvolvimento das competências leitora e escritora | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho visa contribuir para o desenvolvimento da prática e ampliação do letramento em sala de aula. Através de uma sequência didática baseada no gênero discursivo fábula procurou-se oferecer instrumentos para que os alunos consigam participar do mundo letrado de maneira consciente e independente, sabendo adequar o seu discurso ao objetivo comunicativo proposto. Seguindo esta ideia, saber ler e escrever não se resume a reconhecer as letras e as regras gramaticais, mas produzir sentidos em uma determinada situação sócio-discursiva. Ao final da sequência, verificou-se que o aluno, ao entender este processo participativo, aprende que o texto é constituído a partir de um processo de escrita/leitura/reescrita e o resultado desta relação com a linguagem fará com que sua autonomia e desenvolvimento sejam alcançados. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.contributor.referee2 | Polese, Edna da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Cantarini, Márcio Matiassi | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_ID_2015_02.pdf | 655,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.